Formação docente e diversidade sexual

(im)possibilidades práticas e teóricas

  • Jaílson Bonatti Universidade Comunitária da Região de Chapecó
  • Gerson Junior Naibo Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

A educação brasileira ainda carrega consigo um modelo hegemônico e normativo de formação, tanto em nível básico como superior, ignorando-se uma (trans)formação voltada à valorização e reconhecimento de diversidades sócioculturais. Nega-se também o diálogo com as diferenças, de modo que essa realidade formativa repercute no espaço da escola e, especialmente, nos cursos superiores de formação de profissionais docentes. O objetivo principal desta pesquisa é investigar como as políticas públicas educacionais abrangem e reconhecem a temática sobre diversidade sexual em espaços educativos, e, a partir disso analisar no que tange à presença de um imaginário cultural preconceituoso que ainda impera enquanto processo de negação da participação e liberdade de expressão da comunidade LGBTQI+, tanto no processo formativo na educação
básica, quanto da educação superior, em específico da formação docente. A metodologia utilizada nesta investigação foi a análise de conteúdo, bem como análise documental. Os resultados desta investigação apontam para um distanciamento da formação inicial de professores com relação à temática sobre diversidade sexual. Dessa forma, ressaltamos que em decorrência disso, o contexto educacional brasileiro ainda apresenta sérios problemas quando o assunto é respeito, valorização e reconhecimento das diversidades sexuais, principalmente quando isso é evidenciado na educação, pois na escola o modelo de ensino adotado nega e exclui sujeitos que não se encaixam nas normas binárias de gênero e sexualidades impostas por uma cultura histórica cis-heteronormativa. A guisa de conclusões possíveis em torno das discussões a serem elaboradas nesta investigação, evidencia-se uma lacuna teórica acadêmica acerca da formação docente em diversidade sexual, tangencialmente, sugere-se um olhar nas políticas públicas educacionais que orientam a formação de profissionais da educaçãobásica, a fim de observar possíveis (des)encontros entre teoria e prática da formação docente em diversidade sexual.

Biografia do Autor

Jaílson Bonatti, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Mestrando em Educação, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó, Bolsista PROSUC/CAPES. Membro do Grupo de Pesquisa Desigualdades Sociais, Diversidades Socioculturais e Práticas Educativas - Unochapeco/SC e do Grupo de Pesquisa: Políticas Públicas e Gestão - URI/RS.

Gerson Junior Naibo, Universidade Federal da Fronteira Sul

Estudante de Geografia - Licenciatura, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Chapecó, Bolsista de Iniciação Científica (CNPq). Integrante do Núcleo de Estudos Território, Ambiente e Paisagem e do Grupo de Pesquisa Espaço, Tempo e Educação.

Publicado
02-10-2019
Seção
Campus Chapecó - Comunidade Regional