Formação docente e diversidade sexual
(im)possibilidades práticas e teóricas
Resumo
A educação brasileira ainda carrega consigo um modelo hegemônico e normativo de formação, tanto em nível básico como superior, ignorando-se uma (trans)formação voltada à valorização e reconhecimento de diversidades sócioculturais. Nega-se também o diálogo com as diferenças, de modo que essa realidade formativa repercute no espaço da escola e, especialmente, nos cursos superiores de formação de profissionais docentes. O objetivo principal desta pesquisa é investigar como as políticas públicas educacionais abrangem e reconhecem a temática sobre diversidade sexual em espaços educativos, e, a partir disso analisar no que tange à presença de um imaginário cultural preconceituoso que ainda impera enquanto processo de negação da participação e liberdade de expressão da comunidade LGBTQI+, tanto no processo formativo na educação
básica, quanto da educação superior, em específico da formação docente. A metodologia utilizada nesta investigação foi a análise de conteúdo, bem como análise documental. Os resultados desta investigação apontam para um distanciamento da formação inicial de professores com relação à temática sobre diversidade sexual. Dessa forma, ressaltamos que em decorrência disso, o contexto educacional brasileiro ainda apresenta sérios problemas quando o assunto é respeito, valorização e reconhecimento das diversidades sexuais, principalmente quando isso é evidenciado na educação, pois na escola o modelo de ensino adotado nega e exclui sujeitos que não se encaixam nas normas binárias de gênero e sexualidades impostas por uma cultura histórica cis-heteronormativa. A guisa de conclusões possíveis em torno das discussões a serem elaboradas nesta investigação, evidencia-se uma lacuna teórica acadêmica acerca da formação docente em diversidade sexual, tangencialmente, sugere-se um olhar nas políticas públicas educacionais que orientam a formação de profissionais da educaçãobásica, a fim de observar possíveis (des)encontros entre teoria e prática da formação docente em diversidade sexual.
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