A DOCÊNCIA NA REGIÃO DO ALTO URUGUAI/RS DE 1930 A 1980

HISTÓRIAS DE VIDA PROFISSIONAL, EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

  • Mírian Eugênia Meneguello Poletto UFFS - ERechim
  • Adriana Salete Loss UFFS - ERechim

Resumo

A presente pesquisa, intitulada “A Docência na Região do Alto Uruguai/RS de 1930 a 1980: histórias de vida profissional, experiências e práticas pedagógicas”, está vinculada ao Programa de Pós-Graduação Scritu Sensu, Mestrado Profissional em Educação da UFFS – Campus de Erechim. Seu objetivo principal é identificar os aspectos presentes na construção da concepção docente nas décadas de 1930 a 1980, nas Escolas Públicas Estaduais, localizadas no perímetro urbano dos Municípios pertencentes à região da AMAU/RS (Associação dos Municípios da Região do Alto Uruguai do Rio Grande do Sul). Além disso, analisar as histórias de vida profissional, experiências e práticas pedagógicas desses professores, que atuaram e constituíram-se como profissionais docentes, compreendendo as experiências de docência que foram fundamentais para a constituição da profissão. A investigação tem sua origem na problemática: como se caracteriza a concepção de docência, a partir das histórias de vida profissional, experiências e práticas pedagógicas dos professores que atuaram nas décadas de 1930 a 1980, nas Escolas Públicas Estaduais, localizadas no perímetro urbano dos Municípios pertencentes à Região da AMAU/RS emancipados até 1980? Com o interesse em propor discussões e reflexões acerca do problema e buscar respostas, o estudo tem uma abordagem qualitativa, exploratória e interpretativa do levantamento documental. Buscamos, para isso, informações referentes à organização curricular, diários de classe, decretos de fundação, atas e registros escolares, regimento das escolas e fotografias, que permitiram um levantamento de dados históricos e documentais, além da contextualização dos espaços em que os docentes atuaram no período pesquisado. Além disso, a pesquisa conta com abordagem descritivo-interpretativa, de oito entrevistas com os primeiros professores que atuaram nas décadas de 1930 a 1980 nas Escolas Públicas Estaduais, pertencentes à Região da AMAU/RS. Através das entrevistas, contemplamos a conjuntura que se tinha quando esses docentes assumiram a profissão, as experiências vividas no período que fazem parte das suas histórias de vida profissional, a constituição deste profissional e sua concepção de docência, as relações estabelecidas com os demais protagonistas do ambiente educacional, as experiências e práticas pedagógicas vivenciadas. Por meio da pesquisa, constatamos que a concepção docente foi constituída com base na inter-relação de diversos aspectos, como contextualização política, econômica e social do período, que foram responsáveis pela forma como se organizavam os espaços de atuação docente e as tendências que embasaram suas práticas pedagógicas. Além disso, a concepção docente no período estudado era voltada para o conteudismo, cuja a formação inicial se deu de forma elitista e doutrinária, pois as primeiras vivências e experiências escolares se deram em escolas particulares, em regime de internato e com vínculos ligados à igreja católica – tal prática pedagógica objetivava moldar comportamentos, de forma disciplinadora, opressora e excludente. Uma concepção baseada na tendência liberal até os anos 60 e que, a partir dos anos 70, assume a tendência liberal tecnicista como base da prática pedagógica. Do resultado desta pesquisa emergiu um produto, que enlaçou-se com a pesquisa da mestranda Susiane Maria Bampi, intitulada: “Experiências Formativas dos(as) professores(as) em exercício na região da AMAU/RS entre 1980 a 2018”.

 

Palavras-chave: Profissão Docente. Concepção de Docência. Experiências. Práticas Pedagógicas.

 

 

 

 

 

Publicado
28-08-2019
Seção
Campus Erechim - Projetos de Pesquisa