EXPERIÊNCIAS ADQUIRIDAS DURANTE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA SOBRE TRANSTORNOS MENTAIS COMUNS EM ESTUDANTES DE MEDICINA

  • Victor Emanuel Miranda Soares UFFS
  • Marcelo Augusto Moreira Jubini UFFS
  • Silvio José Batista Soares UFFS
  • Felipe Kogima UFFS
  • Severina Silva Amaral UFFS
  • Paulo Henrique de Araújo Guerra UFFS

Resumo

Resumo: Os transtornos mentais comuns (TMC) compreendem um conjunto de
sintomas não psicóticos manifestados por quadros de estresse, depressão e
ansiedade. Atualmente, os TMC estão entre os principais problemas de saúde pública
no mundo, estejam eles atrelados a determinantes sociais, culturais, profissionais ou
acadêmicos. Diante de uma intensa jornada de estudos e da introdução precoce em
uma práxis que possui uma reduzida margem para erros, cursos de medicina são
altamente extenuantes nos domínios físico e psicológico. Tomando-se como problema
a saúde mental dos estudantes de medicina, realizou-se levantamento bibliográfico,
onde se constatou que nos estudos disponíveis a prevalência dos TMC é maior em
estudantes de medicina em relação à população em geral. Por tudo isso, no presente
momento, objetiva-se avaliar a prevalência de TMC em acadêmicos de medicina da
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), bem como suas possíveis relações
com diversos fatores contextuais, a saber, relações sociais, distância da família e
amigos, dificuldade de adaptação à cidade e à universidade, determinantes sociais e
rotina/desempenho acadêmico. Esse projeto está inserido na proposta de pesquisa
articulada ao ensino presente no componente curricular de Saúde Coletiva II e, ao
longo do seu desenvolvimento, foram realizadas atividades distintas como:
levantamento bibliográfico em bases de dados; elaboração e apresentação de
seminários; elaboração do pré-projeto e rodas de conversas sobre a temática dos
TMC. Essas atividades possibilitaram, ao grupo, um olhar mais amplo sobre os
percalços do curso que eles estão inseridos, para além da própria imersão ao
conhecimento científico acerca dos TMC e seus fatores associados, tais como:
determinantes sociais; relações interpessoais e histórico pessoal. Além disso,
proporcionou aos envolvidos uma posição reflexiva e crítica a respeito do excesso de
carga horária, privação de sono e pressão em relação ao desempenho acadêmico
presentes nas escolas médicas que possuem estruturações curriculares e
institucionais embasadas em modelos tradicionais. Ademais, a proposta de pesquisa
no contexto do ensino agregou à compreensão dos discentes sobre procedimentos
envolvidos na produção acadêmica, como aspectos éticos, metodológicos e
institucionais. Portanto, o conjunto dessas experiências permitiu aos discentes
envolvidos um amadurecimento humano, acadêmico e futuramente profissional de
relevância significativa.

Palavras-chave: Transtornos Mentais. Estudantes de Medicina. Determinantes
Sociais da Saúde. Desenvolvimento de Pesquisa. Educação Médica.

Publicado
25-09-2019
Seção
Campus Chapecó - Projetos de Ensino