O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E OS ESTÁGIOS CURRICULARES: COESÕES, COERÊNCIAS E DESAFIOS

  • Wander Luís Marques
  • Lucas Ponte MESQUITA Universidade Federal Fronteira Sul Campus Erechim

Resumo

Com a criação do Programa Residência Pedagógica, em março de 2018 pelo Governo Federal, novas propostas e debates surgiram no cenário das formações iniciais. O diálogo possível, as contradições e complementações perante ao que fora anunciado como o ‘novo estágio curricular’ pelo MEC coloca em evidência um turbilhão de reflexões diante de toda a construção anterior dos Estágios nos cursos de licenciatura pelo Brasil. Este trabalho tem por objetivo comparar as experiências do Estágio Supervisionado e do Programa Residência Pedagógica para aprimorar a formação de identidade docente na construção de uma educação geográfica. Com a finalidade de salientar a importância do estagio na vida dos acadêmicos e futuros professores, levando a teoria para a prática, causando a práxis em seu sentido literal. Destaca-se a importância da compreensão do papel do ensino, que este vai além da perspectiva exclusivamente conteudista, chocando-se com a dinâmica da sala de aula, o que exige que o professor seja um profissional preparado para inúmeras situações. Desta forma se situar de suas estratégias pedagógicas são fundamentais na prática docente. Desenvolver uma dinâmica em sala de aula, com o confronto pelos alunos, onde aspectos do seu cotidiano acabam sendo anexados a aula, usando os conceitos vygostkianos da zona de desenvolvimento real para zona de desenvolvimento proximal, e da internalização intrassubjetiva de Lana Cavalcanti. Neste sentido leituras prévias de ambas vivências, dos quatro estágios curriculares e das imersões e reuniões do PRP proporcionam saídas para possíveis situações, convergem com a construção de uma efetiva identidade docente, e desafia o estudante estagiário a aprimorar sua formação equilibrando as diferentes intencionalidades e formações epistêmicas provenientes das duas experiências.

Biografia do Autor

Lucas Ponte MESQUITA, Universidade Federal Fronteira Sul Campus Erechim

Estudante de Graduação de Geografia (Licenciatura), da Universidade Federal Fronteira Sul, campus Erechim. Interesse na temática de Geografia Urbana, Geografia Econômica, Geografia Política. Bolsista de Iniciação Científica, FAPERGS. Bolsista do Programa Residência Pedagógica (CAPES/MEC) 2018-2019. Bolsista do Programa Iniciação a Docencia (PIBID) 2016-2018. Bolsista em Convênio EBC-UnB 2014-2015.

Publicado
28-08-2019
Seção
Campus Erechim - Projetos de Ensino