PERSPECTIVA MULTICULTURAL PARA O CURRÍCULO INTEGRADO NA MODALIDADE PROEJA

Multiculturalismo no PROEJA

  • Daniela Carolina Ernst UFFS
  • Guilherme Schwan
  • Sylvia Messer, Mestre
  • Sandra Elizabete Bazana Nonnenmacher, Dra

Resumo

: O presente artigo discute algumas possibilidades de se trabalhar no Programa de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), a partir de uma perspectiva multicultural, discutindo a relevância dessa perspectiva, no desenvolvimento de outras práticas pedagógicas, que possam ser inclusivas, democráticas e que contribuam efetivamente para a construção de sujeitos e de uma sociedade mais equitativas e alteras. Entende-se que uma formação pedagógica pautada no entendimento do multiculturalismo, poderia colaborar na ampliação da visão de formação dos docentes que atuam no PROEJA, a partir do entendimento que outras identidades culturais, social e historicamente negligenciadas, possam ser incluídas nas discussões, nos cursos de formação inicial e continuada dos docentes que atuam no PROEJA. Nossa pesquisa, tem caráter bibliográfico porque permite ao pesquisador construir um mapa e assim, estar constantemente se movimentando no sentido da construção de novos conceitos e desconstrução de velhas verdades, por isso ela é  aberta , conectável e por tratar das subjetividades, sobretudo quando os objetos de estudo apontam para análise e acompanhamento de processos de produção de subjetividade, além de analisar documentos oficiais que pautam a política de Educação de Jovens e Adultos no contexto das discussões atuais. Para um melhor entendimento acerca do tema da pesquisa, optou-se em criar três marcos no mapa que facilitam o entendimento do trabalho (a) uma breve abordagem acerca  das bases teóricas do multiculturalismo e interculturalidade; cabendo pontuar a grande polissemia referente ao termo multiculturalismo, que nos levarão ao entendimento sobre a diversidade de vertentes que são constantemente atribuídas ao multiculturalismo e pelas quais os autores se situam, tais como: assimilacionista, diferencialista ou plural e interativa ou intercultural.  (b) discussão do multiculturalismo e suas contribuições para a Educação de Jovens e Adultos; destacando o PROEJA, que visa basicamente atender à demanda de jovens e adultos pela oferta de educação profissional técnica de nível médio, para atender sujeitos historicamente excluídos e marginalizado, pela mão capitalista. Porém, mesmo que as políticas públicas tenham se voltado para uma camada historicamente excluída do processo educacional, fazendo com que a formação básica deixe de ser elitizada, essa ainda não é eficaz, porque só o acesso não é capaz é dar conta do saber ler, escrever e do saber fazer, fundamentos de práticas pedagógicas que permanecem reproduzindo modelos culturais de classes sociais elitistas diferentes das diferentes culturas e especificidades dos sujeitos, isso implica dizer que a lei por si só não é suficiente para garantir que sejam respeitados os direitos das diferentes culturas que formam o povo brasileiro. (c) Proposição de uma auto reflexão acerca da necessidade de formação específica para os docentes que atuam no PROEJA; voltadas a reflexões sobre metodologias, intervenções pedagógicas contribuindo a reflexão sobre o sentido das juventudes, dos contextos sociais, dos contextos multiculturais e principalmente sobre a integralidade do currículo e seus desdobramentos na formação de sujeitos críticos e reflexivos dentro de uma sociedade plural e diversa. 

Publicado
24-09-2019
Seção
Campus Cerro Largo - Projetos de Pesquisa