MONITORIA EM BOTÂNICA

UMA POSSIBILIDADE DE ENSINO E APRENDIZAGEM

  • AMANDA FRITZEN Universidade Federal da Fronteira Sul Cerro Largo
  • Carla Maria Garlet de Pelegrin Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo

Resumo

A monitoria é entendida como uma ferramenta para a melhoria do ensino na graduação, por meio do estabelecimento de práticas e experiências pedagógicas que visam aproximar o monitor com a vivência docente. Esta modalidade se tornou importante pois serve de subsídio para o professor orientador, um amparo para os acadêmicos monitorados e, principalmente, contribui para aprofundar os conhecimentos de um componente específico da formação do monitor. Os conteúdos de Anatomia Vegetal são desafiadores e necessitam de empenho e dedicação, sendo frequentemente rejeitados pelos acadêmicos, fazendo com que a monitoria se torne um diferencial na complementação do ensino. Este resumo refere-se às atividades do monitor realizadas no ano de 2017 no componente curricular de Anatomia Vegetal dos cursos de Agronomia e Ciências Biológicas - Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo. O trabalho desenvolvido consistiu no auxílio de aulas práticas realizadas no laboratório de microscopia, onde os alunos eram orientados previamente pelo professor e supervisionados, posteriormente, pelo monitor para esclarecer possíveis dúvidas e auxiliar no uso correto dos equipamentos. Durante as aulas foram utilizadas lâminas permanentes, materiais conservados em álcool 70% e coletas de materiais vegetais realizadas a campo poucas horas antes da utilização. O monitor também ficava responsável pela correção dos relatórios desenvolvidos pelos acadêmicos durante as aulas práticas. Além disso, disponibilizou-se atendimento em horários extraclasse para revisão do conteúdo e observação de exemplares vegetais, que haviam sido trabalhados em aula, para eventuais consultas em relação a seus aspectos morfológicos e anatômicos. No transcorrer do projeto, foram encontradas limitações, como a baixa procura em horários extraclasse pelos acadêmicos. Os atendimentos que ocorreram foram, em sua maioria, na véspera de provas, o que dificulta a realização de um trabalho contínuo. Além dos conhecimentos teóricos e desenvolvimento de competências na área, o projeto concebeu ao monitor uma maior proximidade com a prática docente, podendo rever possíveis falhas do processo de ensino e aprendizagem. Esse processo foi facilitado pela flexibilidade das relações entre graduando e graduando, tornando a monitoria uma atividade de grande significância formativa.

Biografia do Autor

AMANDA FRITZEN, Universidade Federal da Fronteira Sul Cerro Largo
Acadêmica do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - UFFS Campus Cerro Largo, Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Publicado
30-09-2019
Seção
Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino