RELATO SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA REALIZADA NO PIBID - GEOGRAFIA

GÊNERO COMO CONCEITO POTENCIALIZADOR NO CONTEXTO ESCOLAR

  • Mariana Farina Golinski Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

O presente resumo tem como propósito relatar a prática realizada com os pibidianos de Geografia, que estão atuando em duas escolas públicas do município de Erechim, sendo elas: Colégio Estadual Professor Mantovani e Colégio Estadual Haidée Tedesco Reali, localizadas no estado do Rio Grande do Sul. O principal objetivo da prática é a abordagem do tema gênero de uma forma inteligível, transparente e sem tabus, além deste conceito, procura-se tratar sobre espaço e poder relacionando estas três concepções no ensino de Geografia. Estas se mostram importantes tendo em vista a prática feita com estudantes do Pibid, subprojeto Geografia 2018/2020. A atividade diz respeito a gênero e suas relações dentro da Geografia pretendendo uma abordagem equilibrada destes temas em sala de aula. Em relação à prática, essa se dá com uma turma de pibidianos e pibidianas, sendo que todas essas ficam em uma fileira horizontal e realizam o movimento de ir para frente ou para trás conforme as perguntas feitas, essa prática já é conhecida como dinâmica dos privilégios no mundo digital e informacional, nesse caso elaboramos perguntas apenas relacionadas à gênero. Obtivemos como resultado final pibidianos homens à frente de todas as pibidianas mulheres e com isso conseguimos elaborar uma conclusão. Dessa forma, constatamos na prática que esta é uma forma didática e lúdica para abordar o tema gênero em sala de aula, que se faz hoje em dia um assunto muito polêmico, mas essencial para construir uma sociedade pensante acerca destes problemas que estão postos há tanto tempo nesse sistema patriarcal e machista. 

Publicado
28-08-2019
Seção
Campus Erechim - Projetos de Ensino