A FORMAÇÃO DOCENTE PENSADA ATRAVÉS DA ATUAÇÃO COMO MONITOR
Resumo
O Projeto de Monitoria para a disciplina de Introdução ao Pensamento Social tem como objetivo geral propiciar aos alunos dos cursos de graduação que atuem como monitores do componente curricular, um espaço onde possam desenvolver e aprofundar conhecimentos teóricos e práticos através de sua participação e colaboração nas atividades de planejamento e ensino, bem como garantir a criação de canais de comunicação (nos quais o monitor seria um importante mediador) mais efetivos e ativos entre a professora e as turmas de IPS, contribuindo para que tenham uma melhor participação, aproveitamento e rendimento ao longo do semestre. O componente curricular Introdução ao Pensamento Social (IPS) é ministrado para alunos das fases iniciais de diferentes cursos e levanta dificuldades com relação ao conteúdo teórico da disciplina e com o tipo de reflexão exigida nas atividades e avaliações propostas. Nesse sentido, a atuação de um monitor é de extrema importância para garantir um melhor aproveitamento por parte da turma e para otimizar o andamento da disciplina. A monitoria se desenrolou através de fases que aconteciam ao longo do semestre, de acordo com o cronograma do projeto. A primeira etapa consistia em acompanhar a elaboração, junto à professora-orientadora, de um plano de ensino que interaja com as realidades dos alunos e que incorpore temas contemporâneos. O segundo momento se constituiu na manutenção do site da disciplina (http://ipsuffs.wix.com/pensamentosocial) pelo monitor, com os objetivos de ser um canal de comunicação com os/as estudantes, com um acervo digital referente aos materiais da disciplina e também um espaço onde os alunos poderiam interagir com a professora e o monitor. O terceiro tempo se deu com as monitorias presenciais e coletivas, em atendimentos que aconteciam nas dependências da Universidade Federal da Fronteira Sul, câmpus Erexim. Neste momento, muitas vezes em vésperas de provas e seminários, foi proposto organizar um espaço de reflexão e discussão acerca dos textos lidos e das atividades a serem desenvolvidas, de forma a incentivar as leituras e estudos e a auxiliar na redação de atividades e trabalhos, indicando novas metologias e formas de estudar, aproximando os alunos de forma mais efetiva dos objetivos do componente curricular. O objetivo de minha participação no SEPE é explorar elementos de minha experiência como monitor na minha trajetória formativa como futuro licenciado, pensando a prática docente em suas diferentes dimensões. Pretendo também explorar a experiência acumulada por mim e outros monitores ao longo de um projeto que se desenvolve desde 2014 e que conta com diferentes experiências acumuladas.
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.