UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA ESCOLA

  • Mari Soni Marques Petry Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

Nossa reflexão é sobre o Programa Residência Pedagógica na escola. Um programa do Governo Federal que tem como finalidade aperfeiçoar a formação dos discentes de cursos de licenciatura, por meio do desenvolvimento de projetos que fortaleçam o campo da prática e conduzam o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente, utilizando coleta de dados e diagnóstico sobre o ensino e a aprendizagem escolar, entre outras didáticas e metodologias. Nosso objetivo com este relato é refletir sobre o significado formativo do subprojeto Residência Pedagógica – Multidisciplinar na formação inicial e continuada dos professores bolsistas.  O programa serviu para aproximar o universitário e a escola, aumentar o seu tempo de convívio e participação nos projetos, e possibilitar a colaboração entre as universidades e as instituições escolares. O contato veio num momento em que tal parceria trouxe contribuições para ambas as partes. Por um lado, a escola torna-se visível e atuante. Fica inserida no contexto da Universidade, conhecendo um pouco da rotina acadêmica, metodologia e de suas exigências. Para o aluno da educação básica conhecer, saber ou estar a par dos desafios como universitário, significa uma amostra que pode influenciar nas suas escolhas futuras. Outra vantagem significativa é a formação continuada dos professores - preceptores que acompanham o programa e a aplicação de projetos diferenciados na escola. Professores tem uma formação voltada para planejamentos, auxílios e monitoramentos, bem como estudo e abordagens de temáticas que também lhe serão úteis nas suas práticas docentes. Por outro lado, ao mesmo tempo que os residentes trazem ideias e trabalham temas diversificados, fica claro que a escola não é só um espaço onde ele possa aplicar esse conhecimento. Ela contribui com todo ambiente, material e pessoal que Universidade e universitários necessitam para pôr em prática seus conhecimentos. É na escola que os futuros educadores se testam, que ensaiam e se preparam para conhecer, enfrentar e atuar nas questões pedagógicas e conceituais, e assim a partir dessa docência assistida, eles vão se constituindo como professores. Então, nosso olhar sobre o programa Residência Pedagógica na escola captou um intercâmbio de conhecimentos, ajudas e melhorias. E que só poderão se intensificar.

Publicado
30-09-2019
Seção
Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino