REFLEXÕES SOBRE EXPERIÊNCIAS LITERÁRIAS REALIZADAS DURANTE A OFICINA “EU CONTO UM CONTO” NA ESCOLA EEB CORONEL ERNESTO BERTASO

  • Bruna Schaefer Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó- SC
  • Cassiano Schimelfenig
  • Tailise Lecardelli Frozza

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar as experiências vivenciadas durante a mediação da oficina “Eu Conto Um Conto”, realizada na Escola de Educação Básica Coronel Ernesto Bertaso por Bruna Schaefer, Cassiano Schimelfenig e Tailise Frozza, bolsistas do Programa Residência Pedagógica do subprojeto do Curso de Graduação em Letras - Português e Espanhol da Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Chapecó. A oficina teve como base o “Eixo Leitura” da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2016) e proporcionou realizações de leitura de textos literários brasileiros, neste caso, o gênero “conto”, ao público-alvo da atividade. O gênero literário trabalhado se destaca por ser simples e atrativo e, geralmente, encantar o público infantojuvenil. Os encontros dessa oficina tiveram três momentos distintos de intervenções: o primeiro foi a realização de leitura coletiva, em voz alta, de um conto; o segundo, foi a discussão sobre impressões de leitura do texto, sendo que neste momento, os alunos tiveram oportunidade para opinar sobre a obra lida e as relações que o assunto da mesma constituiu diante de suas vivências pessoais. Para finalizar, os estudantes foram convidados para, juntamente com os residentes, desenvolver atividades que resultassem em um convite de leitura (por exemplo: cartões, desenhos, marca-páginas personalizados, sinopses, cartas, entre outros) com o objetivo de experienciar novas perspectivas literárias, proporcionando novas possibilidades nesta área e, desenvolvendo assim, ações que promovam a leitura. A oficina contou com nove encontros presenciais semanais (três horas/aula cada). Os estudantes participantes da atividade, ao longo dos três meses de muita leitura e debates literários, passaram a desenvolver e constituir seus próprios gostos frente a leitura, reconhecendo os textos literários como ferramentas educacionais, criativas e divertidas.

Publicado
14-09-2019
Seção
Campus Chapecó - Projetos de Extensão e Cultura