EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DOS(AS) PROFESSORES(AS) EM EXERCÍCIO NA REGIÃO DA AMAU/RS, ENTRE 1980 A 2018

  • Susiane Maria Bampi UFFS Erechim
  • Adriana Salete Loss

Resumo

Resumo: A dissertação “Experiências formativas dos(as) professores(as) em exercício na Região da AMAU/RS, entre 1980 a 2018” situa-se no campo da formação de professores, cuja temática aborda a formação inicial e continuada dos(as) professores(as) em exercício na Região da AMAU/RS, entre 1980 a 2018. A pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação Scritu Sensu Mestrado Profissional em Educação da UFFS – Campus Erechim, Linha de Pesquisa Processos Pedagógicos, Políticas e Processos Educacionais. O estudo tem como objetivo investigar e analisar as características presentes nos processos de formação inicial e continuada no período de 1980 a 2018 dos(das) professores(as) em exercício nas escolas públicas estaduais na região da AMAU/RS. Para isso, buscou-se compreender os marcos que influenciaram o processo de evolução e organização escolar, a concepção de escola e educação presente na organização e estrutura das escolas; procurou-se identificar a concepção de formação presente nos programas e ações políticas docentes, de modo a caracterizar o perfil docente, resgatando as experiências formativas dos professores em exercício. Dessa forma, a investigação tem origem na problemática: Como se caracterizam os processos de formação inicial e continuada presentes no período de 1980 a 2018 dos(as) professores(as) em exercício nas escolas públicas estaduais na região Alto Uruguai do Rio Grande do Sul? A pesquisa está estruturada na abordagem qualitativa, do tipo exploratória, descritiva e interpretativa dos dados recolhidos por meio da pesquisa bibliográfica, documental e de campo, com oito professores(as) em exercício nas escolas públicas estaduais da Região Alto Uruguai, localizadas nos municípios emancipados após 1980. O estudo bibliográfico contempla a contextualização do período, 1980 a 2018, os principais programas e ações políticas de formação de professores e o perfil docente. A coleta dos documentos foi realizada em Atas, Quadro de professores, Projetos Políticos Pedagógicos, Regimentos Escolares, Projetos, fotos e imagens antigas e atuais das escolas, analisou-se os aspectos referentes à estrutura física e à organização administrativa e pedagógica. Com as entrevistas estruturadas analisou-se suas concepções sobre seus processos formativos, tomando a formação à profissão. Por fim, depreende-se que, à concepção de formação inicial esteve pautada na racionalidade técnica tendo em vista a dicotomia entre teoria e prática e o caráter de instrumentalização, além de uma perspectiva acadêmica que postula a formação de um especialista em domínio de conteúdos a serem aplicados nos estágios. Após a LDB9394/96, a formação continuada passa realiza-se na escola, e se observou a relevância desse processo formativo ao considerar as generalizações das políticas de governo que se instalaram no cenário estadual a cada entrada de governo-administrativo. A concepção de formação continuada parte das reflexões dos professores sobre o que produziu sentido, tornando-se essencial devido às mudanças presentes no contexto caracterizando-a como um processo inacabado, à medida que o professor assume-se como sujeito da própria formação. Realizou-se um diagnóstico abordando a docência e a formação entre 1920 a 2018 com a unificação de duas pesquisas apontando diretrizes para pensar a formação continuada.

Palavras-chave: Formação de professores. Formação inicial. Formação continuada. Concepção de formação. Experiências Formativas.

Publicado
26-09-2019
Seção
Campus Erechim - Projetos de Pesquisa