Seminário Permanente em Educação Infantil
relato de um programa de extensão
Resumo
O presente relato busca divulgar os resultados do programa de extensão “Seminário Permanente em Educação Infantil”, do curso de graduação em Pedagogia – Licenciatura, do campus Erechim, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS. O programa teve efetividade de maio de 2018 a julho de 2019, abrangendo quatro projetos e beneficiando mais de 1000 pessoas da comunidade externa. O primeiro projeto, que justifica o título do programa, ofereceu formações continuadas a mais de 100 educadores da etapa da Educação Infantil da rede municipal de Getúlio Vargas, em formato de seminários temáticos, palestras e oficinas. O segundo projeto, intitulado “Espaços educativos da infância”, articulou os cursos de graduação em Pedagogia / Licenciatura e em Arquitetura e Urbanismo / Bacharelado através da troca de conhecimentos, da realização de pesquisas e de seminários temáticos, suprindo a necessidade de se projetar mobiliário adequado para bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas. O terceiro projeto, chamado “Estudo da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil”, buscou ofertar formação continuada a mais de 50 gestores da região Alto Uruguai, em formato de curso intensivo. O quarto projeto foi intitulado “A universidade, a comunidade e o brincar: a brinquedoteca como espaço público”, o qual abriu o espaço da brinquedoteca para visitações de mais de 300 educadores e crianças, com a oferta de visita guiada à universidade, contações de histórias e espaços brincantes, além de uma vinculação ao projeto inicial, itinerando a brinquedoteca para o município de Getúlio Vargas e recebendo a visita de mais de 500 crianças. O programa foi amparado por referencial teórico das legislações que regem a educação básica no país, autores aclamados da área e nas experiências dos docentes e discentes do curso de graduação em Pedagogia / Licenciatura da UFFS. Além dos benefícios à comunidade externa, as ações colaboraram para a formação dos envolvidos internamente, como coordenação, bolsista e voluntários, pois as trocas de experiências, o compartilhamento dos saberes e a indissociabilidade entre teoria e prática fortalecem a práxis pedagógica, oferecendo formação inicial que atende as demandas atuais para a constituição de teorias, propostas e práticas para a docência na educação básica. Os projetos buscaram ofertar de forma pública, qualitativa e gratuita, como a instituição de ensino que o teve com mantenedora, experienciações sobre educação, crianças e infância, fortalecendo a tríade ensino, pesquisa e extensão, como forma do extensionismo de dar retorno aos investimentos ofertados pela comunidade à universidade. Os resultados do programa vêm sendo explicitados em escritos e eventos como forma de divulgar as ações, sugerir atuações e buscar uma continuidade, mesmo que voluntária, das intervenções realizadas nos 15 meses de projetos.
Copyright (c) 2019 Milena Amabile Mortari, Zoraia Aguiar Bittencourt, Flávia Burdzinski de Souza
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais da XII SEPE da UFFS.