CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DE APOIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA

Autores

  • Gabriel Nunes Palma IFRS Campus Sertão
  • Márcia Regina Siqueira Cardoso

Resumo

O projeto visa a construção de materiais de apoio às aulas de química do ensino médio e ensino superior, como forma de inserir o acadêmico do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Sertão na prática docente e contribuir para a melhoria do ensino de química e como consequência nas demais disciplinas das ciências da natureza no ensino médio. Neste enfoque, são executadas elaborações de experimentos com materiais de baixo custo, sempre priorizando a contextualização do conteúdo abordado, desmistificando a área das ciências naturais como algo sem interligação com o cotidiano do educando, contribuindo assim, para cidadãos mais preparados e críticos na sociedade em que atuam. O objetivo do projeto é contribuir na formação do acadêmico do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do campus Sertão através do desenvolvimento de competências e habilidades para atuar nas disciplinas de Ciências na Educação Básica, de forma contextualizada e comprometida com a construção de valores e atitudes que visam o pleno exercício da cidadania. A abordagem deste projeto baseia-se na elaboração de materiais que visam contribuir na estratégia de ensino-aprendizagem, sempre dando enfoque a contextualização do ensino de química na educação básica. Primeiramente, com o auxílio do bolsista acadêmico do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, realizou-se uma análise de dados relevantes dos conteúdos básicos previstos pela BNCC, assim criando como base estratégias que contemplem os conteúdos por série para a disciplina de química. Os dados coletados foram analisados e agrupados de forma a orientar as estratégias para a elaboração do material que pode ser do tipo experimentos demonstrativos, vídeos didáticos ou oficinas pedagógicas. Concomitantemente a elaboração de apostilas, contendo experimentos testados e adaptados conforme a o nível de ensino. E por fim, busca-se também, a criação de materiais permanentes, tais como modelos didáticos (atômicos e moleculares), kits de experimentação rápida e todo e qualquer tipo de material que tornar-se viável para atingir os objetivos do projeto. Todos estes recursos servirão de subsídios para novos encaminhamentos como da criação de oficinas que serão ministradas pelo bolsista não só aos estudantes do ensino médio e superior, mas também aos demais acadêmicos do curso para contribuir na sua prática profissional.

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Publicado

09-09-2019

Edição

Seção

Campus Passo Fundo - Comunidade Regional