A EXPERIMENTAÇÃO NOS ENCONTROS NACIONAIS DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ENPEC, 1997-2011)

  • Aline Perius Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Erica Do espirito Santo Hermel Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
Palavras-chave: Formação continuada, Práticas pedagógicas, Metodologias de ensino.

Referências

AGOSTINI, V.W.; DELIZOICOV, N.C. A experimentação didática no ensino fundamental: impasses e desafios. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 8, 2009,Florianópolis-SC. Disponível em: <http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1225.pdf>. Acesso em 12 mar. 2014.

BACHELARD, G. O novo espírito científico. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2001.

CARVALHO, A. M. P. et al. Compreendendo o papel das atividades no ensino de Ciências. In: Ciências no ensino fundamental: o conhecimento físico. São Paulo: Scipione, 2007. p.19-21.

FRACALANZA, H; AMARAL, I. A. do; GOUVEIA, M. S. F. O Ensino de Ciências noprimeiro grau. São Paulo: Atual, 1986.

GOLDBACH, T. PAPOULA, N. R. P. SARDINHA, R. C. DYSARZ, F. P. CAPILÉ B.Atividades práticas em livros didáticos de biologia: investigações e reflexões. RevistaPerspectivas da Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, 2009.

GONÇALVES, F. P.; GALIAZZI, M.C. A natureza das atividades experimentais no ensino de ciências: um programa de pesquisa educativa nos cursos de Licenciatura. In: MORAES, R.;MANCUSO, R. (Orgs.). Educação em ciências: produção de currículos e formação de professores. Ijuí: Unijuí, 2004. p. 237-252.

GÜLLICH, R. I. C.; HERMEL, E. E. S.; WYZYKOWSKI, T. Refletindo sobre a constituiçãode professores: experimentação e formação inicial em ciências. In: NICOLAY, D.;VOLTOLINI, C.; CORA, E. (Org.). Educação Básica e Práticas Pedagógicas: licenciaturasem debate. Passo Fundo: UPF, 2012, p. 55-73.

HODSON, D. Hacia um enfoque más crítico deltrabajo de laboratório. Enseñanza de LasCiencias, Barcelona, v. 12, n. 3, p. 299-313, 1994.

HODSON, D. Experimentos na ciência e no ensino de ciências. Educational Philosophy and Theory, v. 20, p. 53-66, 1988.(Tradução: Paulo A. Porto.). Disponível em: <http://www.iq.usp.br/wwwdocentes/palporto/TextoHodsonExperimentacao.pdf>. Acesso em 12 mar. 2014.

KUPSKE, C.; HERMEL, E. E. S.; GÜLLICH, R. I. C. As concepções de experimentação nos livros didáticos de Ciências. In: Encontro Regionalde Ensino de Biologia, 6, 2013, Santo Ângelo-RS. Anais... Santo Ângelo: FuRI, 2013.Disponível em:<http://santoangelo.uri.br/erebiosul2013/anais/wp-content/uploads/2013/07/comunicacao/13317_105_carine_Kupske.pdf>. Acesso em 22 abr. 2014.

PERIUS, A.; HERMEL, E. E. S.; KUPSKE, C. As concepções de experimentação nos trabalhos apresentados nos Encontros Nacionais de Ensino de Biologia (2005-2012). In: Encontro Regionalde Ensino de Biologia, 6, 2013, Santo Ângelo-RS. Anais... Santo Ângelo: FuRI, 2013.Disponível em:<http://santoangelo.uri.br/erebiosul2013/anais/wp-content/uploads/2013/07/comunicacao/13391_88_ALINE_PERIUS.pdf>. Acesso em 22 abr. 2014.

ROSITO, B. A. O ensino de ciências e a experimentação. In: MORAES, R. (Org.).Construtivismo e ensino de ciências: reflexões epistemológicas e metodológicas. 3.ed.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.p. 195-208.

SILVA, C. H.; HERMEL, E. E. S. As concepções de experimentação no Ensino Básico: um estudo em periódicos da área do ensino de Ciências no Brasil. In: Encontro Regionalde Ensino de Biologia, 6, 2013, Santo Ângelo-RS. Anais... Santo Ângelo: FuRI, 2013.Disponível em: <http://santoangelo.uri.br/erebiosul2013/anais/wp-content/uploads/2013/07/comunicacao/13393_225_Cristiane_Helena_da_Silva.pdf>. Acesso em 22 abr. 2014.

SILVA, L. H. A.; ZANON, L. B. A experimentação no ensino de ciências. In: SCHNETZLER, R. P.; ARAGÃO, R. M. R. Ensino de Ciências: Fundamentos e Abordagens. São Paulo: UNIMEP/CAPES, 2000. p. 120-153.

VERÍSSIMO, A.; PEDROSA, A.; RIBEIRO, R. Ensino Experimental das Ciências: (Re)pensar o Ensino das Ciências. Porto, Depto de Ensino Secundário. Ministério daEducação de Portugal, 2001. p. 7-8.

WYZYKOWSKI, T.; GÜLLICH, R. I. C.; PANSERA-DE-ARAUJO, M. C. Entre discurso y lapráctica: laexperimentaciónenlaenseñanza primaria de Ciencias. In: Encontro Regionalde Ensino de Biologia, 5, 2011, Londrina-PR. Anais... Londrina: UEL, 2011. 1 CD-ROM.

Publicado
26-09-2014