EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS PARA RESIDENTES E PRECEPTORES A PARTIR DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

  • Luís Arlém Rambo Petry Rambo Petry Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

No Programa Residência Pedagógica (RP) os universitários tem em alguns casos, seu primeiro contato com as Escolas para conhecer como é o ambiente de trabalho docente. No início das atividades do RP, os estudantes chegaram às Escolas para conhecer as instalações e funcionamento dos setores. A partir dessa imersão analisaram o regimento, o plano político pedagógico e o plano de estudos desenvolvidos no educandário. Depois de familiarizarem-se com a instituição de ensino, os Residentes passaram a desenvolver atividades de estágio com os alunos do referido educandário e também desenvolver projetos em vista de melhorias para a Escola, situação que causou grande impacto, pois mudou e revitalizou espaços escola. Após o desenvolvimento das primeiras aulas, alguns estagiários até cogitaram não seguir a profissão de professores. Depois, com o apoio dos Preceptores e Professora orientadora do Núcleo, conseguiram desenvolver as aulas de forma mais tranquila, sem aquela ansiedade inicial. Os Residentes vão adquirindo experiência no contato com os alunos e professores na Escola em que estão inseridos o que contribui com a sua constituição docente. Na aplicação dos projetos propiciaram uma melhor organização do laboratório de Ciências, realizando uma seleção do que ainda poderia ser utilizado e o que deveria ser descartado pelo péssimo estado de conservação, principalmente material químico; ampliaram a horta plantando hortaliças e cobrindo com sombrite para evitar a exposição excessiva ao sol. Com certeza os participantes deste programa sairão com uma boa bagagem de conhecimento da profissão de professor. Sendo assim poderão estar decididos se é isso mesmo que querem para seguir na vida ou não. Os preceptores também, no contato com o pessoal da universidade, estão em constante formação e atualização dos seus conhecimentos como professores no desenvolvimento de suas atividades em sala de aula. Participar do RP tem proporcionado uma constante troca de saberes e experiência entre escola e universidade a partir da relação e diálogo entre preceptor-residente-professora orientadora.

Publicado
30-09-2019
Seção
Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino