A EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE COMO DISPOSITIVO DE CONHECIMENTOS NA FORMAÇÃO MÉDICA
Resumo
A educação popular em saúde constitui se como um dispositivo de ampliação das práticas de cuidado em saúde a partir de reflexões coletivas, em que a comunidade é parte essencial no processo de construção de conhecimento na educação em saúde. Dessa forma, o projeto de extensão “Educação Popular, Equidade e Saúde: capacitação e mobilização de atores sociais para o fortalecimento do SUS” realizado por discentes e docentes da Universidade Federal da Fronteira Sul busca promover espaços de interação e fortalecimento da educação popular em saúde. Sendo assim, nos dias 31 de maio e 1 de junho de 2019, foi promovido pelos participantes deste projeto, o Encontro Estadual de Educação Popular em Saúde do RS, realizado na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Passo Fundo, com a participação de 178 pessoas, sendo profissionais da área da saúde, professores e estudantes dos cursos de graduação em saúde, integrantes do projeto, conselheiros de saúde, lideranças populares e pessoas da comunidade em geral. O evento iniciou com o credenciamento dos participantes, um espetáculo com o Grupo de Teatro Ritornelo, seguido da mesa de abertura das autoridades e seus pronunciamentos e a palestra sobre “Elementos do contexto nacional e internacional e as implicações na saúde pública”. À noite o evento contou com a conferência sobre: “Saúde e Espiritualidade: Evidências científicas e os diálogos com a educação popular em saúde”. No segundo dia ocorreram reflexões e dinâmicas sobre “A política Nacional de Educação Popular em Saúde” conduzidas por pessoas especialistas na área de Saúde Pública e Educação Popular em Saúde. Após isso, foi realizado um debate e propostas para a 16ª Conferência Nacional de Saúde, e posteriormente, a avaliação do evento seguida de seu encerramento. Por meio das avaliações e rodas de conversas após as dinâmicas foi possível concluir que esse encontro foi proveitoso, ao estabelecer diversos conhecimentos sobre a Saúde pública, práticas de Educação Popular em Saúde e também de Equidade. Logo, com ações nessas áreas é possível estabelecer relações com a comunidade e, assim, ampliar a promoção da saúde, prevenção de doenças e agravos, socializar as práticas e orientações de cuidado em diversos contextos e também contribuir na construção coletiva de saberes e conhecimentos sobre as temáticas de saúde, bem como, para a ampliação do controle social no Sistema Único de Saúde. Dessa forma, esses conhecimentos também podem auxiliar na formação médica dos estudantes participantes.
Copyright (c) 2019 Dionara Donatti Lucas, Carolina Baptista dos Santos, Vanderleia Laodete Pulga
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