A ESCOLA NA UFFS E A UFFS NA ESCOLA

RESULTADOS DA 2ª EDIÇÃO

  • Luis Guilherme Benitez Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Paula Vanessa de Faria Lindo

Resumo

O Programa de extensão “A escola na UFFS e a UFFS na escola: Geografias e Encontros” ocorreu no período de maio de 2018 a agosto de 2019, pelo segundo ano consecutivo. Ele foi aprovado no edital n° 1098/UFFS/2017, e teve dois grandes objetivos: 1) fortalecer o espaço de diálogo e troca de experiências entre os docentes e discentes do curso de Geografia - licenciatura com as (os) professoras (es) e estudantes da educação básica e 2) contribuir com a ampliação da divulgação das atividades e das estruturas da UFFS na comunidade regional por meio da aproximação com as escolas, ampliando inclusive a demanda pelos cursos de graduação e pós-graduação da UFFS. Para realização do programa contamos com três professora(e)s do curso de Geografia UFFS (1 coord. e 2 colaboradores), um estudante bolsista e cinco voluntário(a)s, com a parceria da 15° Coordenadoria Regional de Ensino e com o desenvolvimento de dois projetos. Com projeto "A escola na UFFS: Integração e diálogos geográficos" trabalhamos com estudantes de quatro escolas da região e uma ONG (Obra Promocional Santa Marta) recebemos na UFFS campus Erechim 235 estudantes. A partir de parceria com o Grupo PET Práxis – Conexões e Saberes via a ação “Quero entrar na UFFS”, edição 2018 e 2019, apresentamos os laboratórios onde o curso de Geografia atua, bem como algumas atividades de Práticas Pedagógicas no stand do curso, criando assim laços com outros cursos e programas institucionalizados da universidade. Com essa parceria conseguimos atender mais 733 estudantes da região. Também fomos convidados a apresentar a universidade ao Instituto de Educação de Marcelino Ramos a estudantes do 3° ano do Ensino Médio, nessa ocasião estavam presentes 90 estudantes. O resultado da realização dessas ações foram que ao fim do projeto conseguimos alcançar 1058 estudantes da Educação Básica da comunidade regional. No segundo projeto “Reconhecer o espaço e as Novas Tendências da Geografia”, trabalhamos com sete professore(a)s das escola públicas e oito futuros professore(a)s no curso de formação de 16 horas. Nesta atividade realizamos Trabalho de Campo intitulado “Produção do espaço urbano e diferenciações socioespaciais em Erechim: A paisagem e a representações cartográficas como instrumentos de análise geográfica da realidade”. Ao término de 15 meses, destacamos a relevância da dimensão de integração acadêmica-comunidade regional. Compreendemos tanto a universidade como a escola como espaço de formação permanente. Ao encontro desse entendimento, abrimos a universidade aos professores e, diretamente, aos alunos da Educação Básica, possibilitamos o acesso e convívio com seus ambientes de aprendizagem. A práxis é inerente aos projetos deste programa, além dos elementos de aproximação e soma de conhecimentos, compreendemos, também, questões que envolvem uma inflexão na compreensão dos significados da docência na Educação Básica pelos acadêmicos, futuros professores de Geografia nas escolas, e das possibilidades abertas pela universidade, que poderão ser vislumbradas pelos alunos das escolas.  A nosso ver, isso também revelou um caráter motivacional fundamental à permanência e progressão nos estudos.

Publicado
29-08-2019
Seção
Campus Erechim - Projetos de Extensão e Cultura