Métodos e atividades tradicionais de alfabetização

uma rota para o fracasso escolar

  • Bruna Caroline Brustolin Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim
  • Andressa Andria Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim
  • Jennifer Del Moro Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim
  • Malu Paula Mustifaga Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim
  • Zoraia Aguiar Bittencourt Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim

Resumo

Resumo: O presente estudo constitui-se de uma pesquisa de campo e bibliográfica,
que tem como tema métodos e atividades de alfabetização. A questão norteadora
relaciona-se com os métodos e as atividades que professores estão utilizando no
processo de alfabetização de seus alunos em algumas escolas do município de
Erechim-RS. A pesquisa tem como objetivo identificar e estabelecer uma análise
crítica sobre os métodos de alfabetização e as atividades desenvolvidas em sala de
aula por professores da rede pública e privada do município. O estudo é resultado de
uma pesquisa de campo elaborada a partir de duas questões, respondidas por sete
professores alfabetizadores. Para fundamentar teoricamente a análise, foram
utilizadas obras de Cagliari (2009), Mortatti (2006), Schwartz (2008, 2010) e
documentos como o Indicador de Alfabetismo Funcional (INAF) e o Decreto nº 9.765,
de 11 de abril de 2019, que institui a Política Nacional de Alfabetização. Com a
realização de análises, foi possível verificar que muitos professores não possuem uma
formação específica para atuar como alfabetizadores, que os métodos tradicionais
ainda estão muito presentes nas salas de aula e restringem a alfabetização à
memorização, repetição, realização de atividades sem sentido, que não condizem
com a realidade dos alunos e, dessa forma, contribuem para as dificuldades
encontradas na alfabetização. Para amenizar este problema, conclui-se que é
fundamental que a formação dos professores seja de melhor qualidade, para que
assim estes profissionais possam permanentemente construir e ressignificar suas
práticas, tornando-as mais atrativas e eficientes e, dessa forma, assegurem aos seus
alunos o desenvolvimento pleno da leitura e escrita.

Palavras-chave: Crise na alfabetização. Métodos de alfabetização. Prática docente.

Publicado
28-08-2019
Seção
Campus Erechim - Projetos de Ensino