TRABALHANDO COMPREENSÕES DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA EM UMA TURMA PROEJA NO CURSO DE EDIFICAÇÕES DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA (IFFAR) CAMPUS PANAMBI.

Evolução

  • Daniela Carolina Ernst UFFS
  • Guilherme Schwan
  • Emanuelly Wouters da Silva

Resumo

A evolução é um conceito fundamental para a compreensão das ciências e da vida no nosso planeta, como ela surgiu, como os organismos foram se transformando através das mutações e das grandes extinções, e como todos esses processos contribuíram para a formação do que se é e o que se tem hoje. Entretanto, em pleno século XXI, ainda encontramos muitas dificuldades quando precisamos trabalhar com esse tema em sala de aula, essas dificuldades acontecem majoritariamente por falta de conhecimento ou por questões associadas a religião. O presente artigo é um relato da experiência de aplicação de um documentário e das discussões sobre a origem da vida com destaque no surgimento do homem chamado ‘’Cosmos’’ produzido pela canal de televisão “Fox” ,onde o mesmo foi utilizado como ferramenta pedagógica para trabalhar o assunto com estudantes do terceiro ano do curso de Edificações na modalidade PROEJA do IFFAR campus Panambi, tem como principal objetivo despertar o interesse desses acerca da  Teoria da Evolução e trazer para seu ciclo essa temática a fim de  problematizar, buscando desconstruir velhos conceitos e construir em conjunto  novas posições, pensamentos e alternativas, inserindo os mesmos, nessa problemática de (re)pensar o processo evolutivo tendo-os como atores e tornando-os protagonistas dessas reflexões. Como parte de um estudo exploratório, elaborou-se um questionário que contemplava as seguintes perguntas: 1) Quais conhecimentos prévios você possui sobre a evolução do homem? 2) A informação contida no documentário foi significativa? 3) A partir dos conhecimentos apresentados, houve mudanças na compreensão sobre evolução biológica? A análise se deu a partir das respostas obtidas no questionário de maneira qualitativa. Em sua maioria os estudantes responderam que possuíam minimamente algum conhecimento sobre o assunto, nada aprofundado, e que significava a oportunidade de “aprender algo”. Essa intervenção junto ao PROEJA permitiu a recontextualização de abordagens junto a temática da Evolução biológica, não afastada, mas integrada aos conteúdos e contextualizada a realidade desses sujeitos. Os resultados obtidos, demonstram que apesar de terem características religiosas muito fortes o grupo estava aberto para as explicações científicas, os discursos da maioria apesar de demonstrarem fortes influências religiosas não indicavam que estes eram obstáculos para a discussão da temática e das teorias. Como consequência, estabeleceu-se um olhar igualmente crítico, principalmente de relações culturais e sociais do ser humano ao meio ambiente, reestruturando nossas ações e buscando este entendimento mútuo, respeitando a natureza e entendendo-a como parte das pessoas e das pessoas como parte dela. O estudo da Evolução de maneira transversal permite reintegrar o homem a natureza e conscientizá-lo de seu papel, tanto como causador de grandes malefícios, mas também do seu papel de protetor.

Publicado
30-09-2019
Seção
Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino