EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA

O CONCEITO DE REGIÃO NA GEOGRAFIA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA

  • Thamires Caetano Romão Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Angelita noskoski Sikorski
  • Arthur Bernardino Melo Silva

Resumo

Este trabalho trata-se de uma prática pedagógica sobre o conceito de região na geografia escolar, realizada em âmbito da disciplina de Epistemologia da Geografia, a pedido do Prof. Dr. Reginaldo José de Souza da Univeridade Federal da Fronteira Sul – UFFS, campus Erechim.  Esta prática pedagógica foi elaborada para uma turma de 6° ano e tem com o objetivo de incentivar a participação ativa dos alunos/as em sala de aula, proporcionando, na perspectiva da educação geográfica, condições para a construção do conhecimento acerca do conceito de região. O conceito de região é muito abrangente pois se relaciona com os demais conceitos fundamentais da geografia. Temos a região como um determinado recorte espacial que possui uma semelhança, seja ele em escala local, como na cidade onde podemos classificar regiões de acordo com as políticas públicas, por exemplo. Seja ele em escala territorial, como temos, por exemplo, no território brasileiro cinco regiões definidas pelo IBGE. Como a Geografia trabalha com a relação entre o ser humano e a natureza, quando se trata da regionalização dos fenômenos, precisamos ter um enfoque na assimilação deste conteúdo que engloba muitas relações (econômicas, sociais, culturais, climáticas, políticas, etc). Dessa forma, a ideia é dividir uma turma em três grupos para aplicar três atividades diferentes, mas que tenham o mesmo objetivo, o de trabalhar o conceito de região com o enfoque nas relações dos fenômenos. A primeira consiste em colar no mapa do Brasil tampinhas de cores diferentes para cada região, (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul), construindo assim juntamente com os alunos o mapa com a divisão regional do Brasil. Na segunda prática será utilizado o papel EVA para recortar e montar cada região do quebra-cabeça do mapa do Brasil em uma base branca também de EVA, fazer a legenda representando cada região por sua cor. A terceira prática consiste em desenhar o mapa do Brasil e pintar com cores distintas, cada domínio morfoclimático dividindo o território e escrevendo ao lado em poucas palavras características do clima predominante. Para a elaboração desta atividade foi feito uma revisão bibliográfica, onde, utilizamos autores como Correa (2000), Gomes (1995), Suertegaray (2005) e Lencioni (2014) entre outros, para dialogar sobre o conceito e a epistemologia do conceito de região. Dentre os autores que trabalham com o ensino, utilizamos Callai (2013) e Verdum (2013).  A proposta de estratégias didáticas para o ensino do conceito de região proporciona aos alunos aprendizagens sobre o conteúdo e reflexões com relação à realidade em que estão inseridos, tendo em vista que se trata de uma das principais categorias de análise da ciência geográfica, além de proporcionar uma atividade que conquistem a atenção dos/as alunos/as de forma que participem mais ativamente da aula.

Publicado
28-08-2019
Seção
Campus Erechim - Projetos de Ensino