MASCULINIDADES E DOCÊNCIA NA PERSPECTIVA DE PEDAGOGOS EM FORMAÇÃO NA REGIÃO DO ALTO URUGUAI GAÚCHO

  • Monise Clara Orso UFFS/Erechim
  • Ivone Maria Mendes Silva Uffs

Resumo

Atualmente encontramos um número significativo de mulheres atuando como professoras da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental no Brasil e em outros países do mundo. Esse quantitativo também é percebido no in-gresso nos cursos de graduação em licenciatura, especialmente na pedagogia, onde a presença feminina prevalece. Tendo em vista esse cenário social, a presente pes-quisa objetivou investigar os motivos que levaram um grupo de universitários a esco-lherem esta profissão, bem como analisar de que forma o fato de serem homens interferiu nessa escolha, e pode vir a influenciar a atuação no campo educacional. Para tanto, o caminho metodológico percorrido foi de natureza qualitativa, tendo por base a realização de um estudo bibliográfico sobre o tema abordado e também uma pesquisa empírica com estudantes do curso de graduação em Pedagogia da Univer-sidade Federal da Fronteira Sul/Campus Erechim, utilizando grupo focal e entrevis-tas semiestruturadas para a obtenção de dados. Os resultados obtidos por meio da pesquisa bibliográfica e empírica nos permitem afirmar que a desigualdade de gêne-ro está presente nos mais diferentes espaços da nossa sociedade e permeia nossas atitudes e ações, interferindo, inclusive, na escolha e na construção de nossas car-reiras profissionais. Assim sendo, potencializamos a relevância de estudos que in-vestiguem essa problemática em nível local e regional.

Publicado
29-08-2019
Seção
Campus Erechim - Projetos de Pesquisa