O CURRÍCULO INTEGRADO DE AGROPECUÁRIA NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO NO RIO GRANDE DO SUL E OS SEUS PROJETOS PEDAGÓGICOS

PROJETOS PEDAGÓGICOS

  • Daniela Carolina Ernst UFFS
  • Sandra Elizabet Bazana Nonnenmacher, Dra Instituto Federal Farroupilha campus Panambi
  • Emanuelly Wouters da Silva UFFS campus Erechim
  • Guilherme Schwan
  • Rosi Kelly Marmit UFFS campus Cerro Largo
  • Rafael Dos Santos
  • Kelly Karine Kreuz
  • Ariele Dornelles Wolff

Resumo

O presente trabalho, cujo tema concentra-se em discussões acerca das propostas pedagógicas para os cursos técnicos integrados nos Institutos Federais (IFs) da região Sul, teve como principal objetivo a análise de Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) com um olhar direcionado, principalmente, às concepções de currículo integrado, expressas nesses documentos. Para delimitar o universo de coleta de dados, foi selecionado o curso Técnico Integrado em Agropecuária, ofertado pelos seis IFs localizados no sul do país (IFFAR, IFRS, IFSUL, IFC, IFSC e IFPR). Essa pesquisa, desenvolvida no período de julho de 2018 a abril de 2019, deu-se através de análise documental, com abordagem qualitativa, buscando investigar os fenômenos em sua complexidade e contexto natural. Para direcionar e conduzir a análise dos PPCs, foram selecionadas algumas categorias, tais como: (a) justificativa para oferta do curso; (b) os objetivos do curso; (c) a matriz curricular; (d) as concepções pedagógicas que fundamentam cada projeto; e (f) como se dá a integração entre as áreas técnicas e de formação geral. Dessas categorias, duas foram as que concentraram a necessidade de um olhar mais aprofundado: a matriz curricular e as concepções pedagógicas que embasam as propostas. Os resultados dessas análises indicam que, nenhum dos PPCS analisados, trabalhou o conceito de formação omnilateral ou de trabalho enquanto processo formativo tal qual entendido pela perspectiva Sócio Histórica e que é a adotada na criação dos IFs, compreendendo que o homem desenvolve suas capacidades através de atividades práticas e sensoriais (trabalho/interação). Todos os PPCS analisados, dão maior importância às demandas do mercado, não havendo, uma preocupação sobre questões de formação para a cidadania crítica, capaz de tornar os sujeitos cultural e socialmente ativos. Os resultados sugerem que os envolvidos na elaboração dos PPCs não estão apropriados das bases e premissas, acerca do currículo integrado, baseado no trabalho como princípio educativo e na formação do sujeito omnilateral.

Publicado
24-09-2019
Seção
Campus Cerro Largo - Projetos de Pesquisa