O CURRÍCULO INTEGRADO DE AGROPECUÁRIA NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO NO RIO GRANDE DO SUL E OS SEUS PROJETOS PEDAGÓGICOS
PROJETOS PEDAGÓGICOS
Resumo
O presente trabalho, cujo tema concentra-se em discussões acerca das propostas pedagógicas para os cursos técnicos integrados nos Institutos Federais (IFs) da região Sul, teve como principal objetivo a análise de Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) com um olhar direcionado, principalmente, às concepções de currículo integrado, expressas nesses documentos. Para delimitar o universo de coleta de dados, foi selecionado o curso Técnico Integrado em Agropecuária, ofertado pelos seis IFs localizados no sul do país (IFFAR, IFRS, IFSUL, IFC, IFSC e IFPR). Essa pesquisa, desenvolvida no período de julho de 2018 a abril de 2019, deu-se através de análise documental, com abordagem qualitativa, buscando investigar os fenômenos em sua complexidade e contexto natural. Para direcionar e conduzir a análise dos PPCs, foram selecionadas algumas categorias, tais como: (a) justificativa para oferta do curso; (b) os objetivos do curso; (c) a matriz curricular; (d) as concepções pedagógicas que fundamentam cada projeto; e (f) como se dá a integração entre as áreas técnicas e de formação geral. Dessas categorias, duas foram as que concentraram a necessidade de um olhar mais aprofundado: a matriz curricular e as concepções pedagógicas que embasam as propostas. Os resultados dessas análises indicam que, nenhum dos PPCS analisados, trabalhou o conceito de formação omnilateral ou de trabalho enquanto processo formativo tal qual entendido pela perspectiva Sócio Histórica e que é a adotada na criação dos IFs, compreendendo que o homem desenvolve suas capacidades através de atividades práticas e sensoriais (trabalho/interação). Todos os PPCS analisados, dão maior importância às demandas do mercado, não havendo, uma preocupação sobre questões de formação para a cidadania crítica, capaz de tornar os sujeitos cultural e socialmente ativos. Os resultados sugerem que os envolvidos na elaboração dos PPCs não estão apropriados das bases e premissas, acerca do currículo integrado, baseado no trabalho como princípio educativo e na formação do sujeito omnilateral.
Copyright (c) 2019 Daniela Carolina Ernst, Sandra Elizabet Bazana Nonnenmacher, Dra, Emanuelly Wouters da Silva, Guilherme Schwan, Rosi Kelly Marmit, Rafael Dos Santos, Kelly Karine Kreuz, Ariele Dornelles Wolff
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais da XII SEPE da UFFS.