A VIVÊNCIA DOCENTE NO PROJETO INTERDISCIPLINAR DO CURSO DE CI-ÊNCIAS BIOLÓGICAS

  • Roberta Schmitt dos Santos Campus Cerro Largo
  • Adriani Marques Dorneles Borges

Resumo

O Projeto Interdisciplinar do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo, consiste em ação curricular de integração dos componentes em um amplo trabalho de pesquisa, ensino e extensão. Assim, para este a turma foi dividida em grupos de cinco integrantes, no qual cada um recebeu como temática um desastre ambiental para desenvolver um planejamento de ensino. O nosso grupo recebeu como tema o desastre ambiental nuclear de Chernobyl que consistiu na explosão de reator da usina da cidade de Pripyat, que fica localizado na Ucrânia. Objetivo do planejamento foi discutir as consequências geradas por esse e conduzir a aprendizagem dos alunos referente a conservação ambiental da fauna e da flora, aspectos físicos e químicos da natureza e danos e prejuízos do desastre ao ambiente. O plano de ensino em questão que foi elaborado com base em seis horas aulas, em que optou-se por apresentar as duas primeiras em uma escola estadual da região de inserção do Curso de Licenciatura. Nestas aulas expositivas e dialogadas, contou-se com a apresentação em slides, reprodução de vídeo de revisão e após realização de questionário referente ao conteúdo tratado em aula. Além das aulas ministradas o grupo em questão produziu um vídeo da experiência que foi apresentado em Seminário do Curso. As ações foram realizadas com adaptações, dado ao fato que o planejamento sofre, por vezes, mudanças no campo da prática. O percurso de execução das atividades propostas tiveram êxito e proporcionou aos licenciandos envolvidos uma experiência de constituição docente, agregando em nós um saber experiencial sobre a docência em Biologia. O desfecho foi de um acrescer o saber que está para além de nós; também sobre a relação interpessoal para com os alunos que estavam na aula e que se mostraram interessados e participativos nas atividades propostas. Além do entendimento adquirido pelos alunos, a experiência de escola, a vivência de compartilhar o resultado do Projeto Interdisciplinar com os demais colegas do curso é gratificante e inspirador pois observa-se e se é observado e com isso gera-se novos conhecimentos e em especial (re)significam-se saberes docentes, o que se acredita ser um resultado positivo.

Publicado
25-09-2019
Seção
Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino