VIVÊNCIAS DA PRÁTICA EM ENFERMAGEM

OS CUIDADOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA

  • Marcos Eduardo Plissari UFFS
  • Andressa Agnolin de Oliveira
  • Thaisa Natali Lopes
  • Letícia Zanotelli
  • Juliana Praxedes Campagnoni
  • Jeane Barros de Souza
  • Valéria Silvana Faganello Madureira

Resumo

Dentre os componentes curriculares ofertados no curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul, o componente “Cuidados de Enfermagem na Atenção Básica” propõe aos alunos suas primeiras vivências práticas dentro da Atenção Primária em Saúde. Além das aulas teóricas em sala de aula e de visitas técnicas nos diferentes espaços de saúde do município de Chapecó, também são realizadas as atividades teórico-práticas (ATPs), que permitem a associação entre conhecimentos teóricos e a realidade que será vivenciada no campo prático e aplicam parte das atividades realizadas pelos alunos no estágio supervisionado ao final da graduação. Durante as ATPs são revisados os conteúdos estudados em sala e inseridos dentro da lógica da prática do enfermeiro. Mediados pelas professoras de enfermagem, os estudantes se inserem como mediadores do cuidado básico de saúde, pondo em prática o seu conhecimento. Durante o primeiro semestre letivo do ano de 2019, a turma do 5º semestre de Enfermagem, após realizar as atividades planejadas pelo componente dentro do ambiente universitário, foi dividida proporcionalmente em grupos para a realização das ATPs, que ocorreram em Unidades Básicas de Saúde (UBS), localizadas no município de Chapecó. Orientados e acompanhados por uma docente, cada grupo de acadêmicos desenvolveu nas ATPs as atividades previamente estudadas e exercitadas em sala de aula: Territorialização de duas micro-áreas da UBS; Visita Domiciliar (VD) – realizada com moradores das micro-áreas da territorialização previamente selecionados pelas ACSs, enfermeira responsável pela área adscrita e pela professora – com enfoque na construção do Genograma, Ecomapa e Escala de Risco de Coelho-Savassi (instrumentos para avaliação familiar, que integram a VD). No decorrer das atividades foi possível notar a evolução dos estudantes em relação a prática da observação e comunicação com os usuários da unidade e com a equipe de saúde (enfermeiros, agentes comunitárias de saúde, técnicos e demais profissionais), construindo um olhar crítico frente às adversidades das atividades realizadas e às barreiras das áreas de territorialização, sendo necessário exercitar a criatividade e trabalho em equipe para superá-las. As atividades propostas pelo componente em sala de aula e, posteriormente, a aplicação dessas no campo prático, oferecem as ferramentas necessárias para os estudantes no desenvolvimento do cuidado na atenção primária em saúde, tornando imprescindível a correlação entre teoria-prática e capacitando futuros profissionais com visão ampliada, crítica e criativa.

Publicado
25-09-2019
Seção
Campus Chapecó - Projetos de Ensino