O PIBID E A (CO)FORMAÇÃO

RELATO DAS AÇÕES INERENTES AO PIBID-GEOGRAFIA (UFFS, NÚCLEO ERECHIM/RS)

  • Dione Fátima Grzybovski UFFS - Campus Erechim

Resumo

Resumo: O presente trabalho tem por finalidade apresentar resultados parciais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID Edital 7/2018 da CAPES, Edital Nº 15/PROGRAD/UFFS/2018 subprojeto Geografia – campus Erexim RS período 08/2018-01/2020 desenvolvido em parceria com duas escolas públicas estaduais localizadas na área central do município de Erexim/RS que atende estudantes tanto do município como de outros municípios pertencentes à microrregião de Erexim/RS, oriundos tanto da área urbana como da área rural. A metodologia de trabalho compõe-se de diversas etapas e ações, sendo que inicialmente foram organizados encontros presenciais semanais na UFFS com a finalidade de reconhecimento do projeto e das partes envolvidas mediante diálogos e elaboração de memoriais, planejamento das ações, leitura e análise bibliográfica, bem como a aproximação e reconhecimento das escolas parceiras. A identificação das temáticas a serem trabalhadas nas escolas se deu através da socialização dos memoriais dos pibidianos que revelaram as potencialidades e dificuldades enfrentadas durante suas trajetórias na educação básica e que concatenaram com a observação dos supervisores como questões ainda muito presentes no ambiente escolar. As temáticas identificadas estão relacionadas com a música e teatro (artes cênicas), a questão de gênero, as novas tecnologias, cultura brasileira e agroecologia, sendo que posteriormente foram pensadas as oficinas envolvendo a disciplina de Geografia com a finalidade de iniciar as atividades junto aos educandários, visando contribuir com o ensino-aprendizagem e vivenciar um processo de (co)formação. A oficina envolvendo a temática da agroecologia e alimentação saudável foi organizada com o objetivo de relacionar o ensino de Geografia com a Educação Ambiental. Na ocasião, desenvolvemos a atividade através da exibição de slides e diálogo com a demonstração de diferentes processos erosivos envolvendo solo descoberto, solo com palhada e solo vegetado, bem como apresentamos uma amostragem de compostagem doméstica direcionada aos alunos das séries finais do ensino fundamental do Colégio Estadual Professor Mantovani e alunos do ensino médio do Colégio Haideè Tedesco Reali. Na continuidade das ações, propomos outras atividades como o documentário Surplus referente ao dia do meio ambiente, com diálogos amparados pelo livro Por Uma Outra Globalização (Milton Santos) e o filme Xingu, referente ao dia do índio com base na obra Os (Des)Caminhos do Meio Ambiente (Carlos Walter Porto Gonçalves), envolvendo algumas turmas do ensino médio. Os resultados apontam para a importância do PIBID, o qual oportuniza aproximações entre universidade e escola, bem como viabiliza processos de (co)formação, uma vez que o licenciando desenvolve suas ações, alicerçado pela teoria e, concomitantemente, pela experiência concreta da escola.

 

Palavras-chave: Oficina geográfica. Ensino de Geografia. Meio Ambiente. Formação.

 

 

Categoria: Ensino

Área do Conhecimento: Ciências Humanas

Formato: Apresentação Oral

Publicado
29-08-2019
Seção
Campus Erechim - Projetos de Ensino