David Hume e o empirismo

  • Daniela da Silva Moraes Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

Este artigo analisa as principais ideias do filósofo David Hume, mais precisamente, as de seu livro Investigação sobre o Entendimento humano. Sendo assim, abordar-se-á os elementos centrais de sua teoria empírica, no que diz respeito ao entendimento humano. Também será feita uma análise sobre o efeito do hábito nas inferências causais. Sendo assim, mostrarei como o filósofo traz outras características da natureza humana que são mais poderosas do que a própria razão.
Como todo filósofo, David Hume apresentou semelhanças às teorias de seus antecessores de acordo com o pensamentos do empirismo no século XVII, todavia, apontou para o costume como o princípio de todas as nossas inferências sobre causa e efeito. Como se não bastasse isso para uma revolução epistemológica, Hume também estendeu às ações dos sentimentos como principais responsáveis por todas nossas conjecturas.
Assim, sua filosofia ficou marcada pelo novo rumo que a epistemologia ganhou. Em suas críticas, apontou o racionalismo como um caminho perigoso para nos conduzir à verdade. Acusou uma parte dos filósofos de serem abstrusos por empregarem palavras vazias que são um campo fértil para as especulações, e estas, por sua vez, acarretam em superstições religiosas ou em uma falsa metafísica. Contudo, Hume não descarta a possibilidade de um cultivo da verdadeira filosofia sofisticada, desde que esta encontre uma justa medida e que seja adequada à vida real.
Destarte, este artigo é de suma importância para os temas gerais da Filosofia assim como para a Teoria do Conhecimento e, absolutamente para todos os filósofos que vivem para a verdadeira Filosofia, que como digna de existência não pode deixar de corresponder ao mundo e todos os seus objetos, incluindo especialmente a humanidade e todo o seu movimento.

Palavras-chave: ideia, experiência, inferência, costume, razão.


1 Este trabalho foi desenvolvido na disciplina de Teoria do Conhecimento no 2º semestre de Filosofia na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), no ano de 2018. O professor que ministrou as aulas foi Lucas Roisenberg Rodrigues, Graduação pela UFRGS, Mestrado e doutorado pela PUCRS, e-mail: lucasroisenberg@gmail.com
2 Discente do 4º semestre do curso de Licenciatura em Filosofia na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Erechim, e-mail: danieladasilvamoraes@hotmail.com
Categoria: Pesquisa
Área do Conhecimento: Ciências Humanas
Formato: Comunicação Oral

Publicado
26-09-2019
Seção
Campus Erechim - Projetos de Pesquisa