SOMOS DIFERENTES, MAS PRECISAMOS UNS DOS OUTROS: RELATO DO PIBID LETRAS

  • ROBERSON DAMIS UFFS
  • CLAUDIANE FREO E.B.M. Jardim do Lago, Chapecó-SC
  • Aline Cassol Daga Cavalheiro UFFS
  • Ani Carla Marchesan UFFS
  • Cristiane Horst UFFS

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar os resultados alcançados com a aplicação do projeto “Somos diferentes, mas precisamos uns dos outros: a diversidade da língua portuguesa no decorrer da história’’ com os alunos de três turmas de 9º anos do Ensino Fundamental da E.B.M. Jardim do Lago, localizada no município de Chapecó-SC, no bairro Efapi. O projeto, desenvolvido e aplicado por alunos do curso de Letras, bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), futuros docentes, objetivou conhecer a história da língua portuguesa e pensar sobre como a sua evolução reflete na língua atual, dando enfoque ao preconceito e às variações linguísticas. Metodologicamente, os alunos bolsistas fizeram uso de aulas expositivas, slides, pesquisas, representação através de teatro, vídeos, produções escritas e discussões sobre os conteúdos estudados. Esses procedimentos renderam experiências ricas tanto para os pibidianos, professores em formação, quanto para os alunos da escola que receberam o projeto de maneira acolhedora, participativa. Ademais, a professora regente da turma, que contribuiu em toda a construção do projeto, dos planos de aulas, pode observar e refletir sobre novas propostas de ensino – uma espécie de formação continuada. A aplicação do projeto nestas turmas, também proporcionou a reflexão sobre a importância de conhecer o perfil de cada classe. Percebeu-se que houve alcance maior de resultado esperado em uma delas e que é preciso adaptar o conteúdo ao perfil de cada turma. A elaboração e aplicação do projeto foi profícua para todos os participantes: pibidianos, alunos da escola, comunidade escolar e professora regente das turmas. Conclui-se que o programa Pibid é de suma relevância, pois possibilita aos futuros professores o contato direto com a sala de aula, com os alunos conhecendo a realidade das escolas públicas, suas conquistas e seus desafios.

Publicado
25-09-2019
Seção
Campus Chapecó - Projetos de Ensino