PROJETO PAÍSES LUSÓFONOS – EXPERIÊNCIA PROPICIADA PELO PIBID - SUBPROJETO LETRAS

  • Catherine Pinheiro Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Claudiane Freo
  • Emílio Juane Bruski
  • Thainá Caroline Restelli
  • Aline Cassol Daga Cavalheiro
  • Ani Carla Marchesan
  • Cristiane Horst

Resumo

Resumo: 

A presente comunicação oral é fruto de experiência vivida e propiciada por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no subprojeto de Letras - Língua Portuguesa, que tem por objetivo aproximar a prática docente aos conhecimentos adquiridos em sala de aula. Este relato faz menção a um projeto aplicado a alunos dos nonos anos do ensino fundamental da Escola Básica Municipal Jardim do Lago, localizada em uma região periférica da cidade de Chapecó – SC. O projeto surgiu da necessidade de apresentar aos estudantes um histórico da evolução da língua portuguesa desde a Carta de Pero Vaz de Caminha, até o último acordo ortográfico firmado entre os países lusófonos, objetivando um esclarecimento maior sobre a necessidade de estudar profundamente a língua portuguesa, bem como compreender todas as suas variações como legítimas. O subprojeto nominado “Países lusófonos” foi desenvolvido por meio de aulas expositivas, dialogadas com o suporte de slides. A construção do conhecimento se deu com a participação dos alunos através de uma pesquisa realizada em grupos visando à percepção da interdependência de fatores sociais, culturais, históricos e políticos na constituição da língua.  A experiência foi muito valorosa, pois foi possível perceber o entusiasmo e surpresa dos alunos ao tomarem conhecimento da existência da comunidade lusófona e seus aspectos culturais. Durante as apresentações observamos a necessidade de intervenção direta para que os alunos construíssem uma relação entre as informações por eles coletadas. Dessa forma os resultados esperados não foram atingidos de forma totalitária, evidenciando a falta de autonomia e a carência de estímulos à pesquisa qualificada presente no sistema escolar. Este contato com a sala de aula contribuiu para nossa formação e nos permitiu refletir acerca das mudanças necessárias ao sistema, reconhecendo-nos como agentes principais e influenciadores para essa transição.    




Palavras-chave: Lusofonia. Experiência. Ensino. Reflexão.





Categoria: UFFS - Ensino

Área do Conhecimento: Linguística, Letras e Artes

Formato: Comunicação Oral

Publicado
25-09-2019
Seção
Campus Chapecó - Projetos de Ensino