UM (RE)ENCONTRO COM AS DIVERSAS FORMAS LITERÁRIAS ATRAVÉS DO PIBID

  • heric gabriel vieira dos santos universidade federal da fronteira sul
  • Cíntia Maria Vicente universidade federal da fronteira sul
  • Júlia Gabriela Balbinot universidade federal da fronteira sul
  • Jessica Sandra de Oliveira Pivotto universidade federal da fronteira sul
  • Ani Carla Marchesan universidade federal da fronteira sul
  • Cristiane Horst universidade federal da fronteira sul
  • Aline Cassol Daga Cavalheiro universidade federal da fronteira sul

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) possibilita o desenvolvimento de projetos de ensino em escolas de educação básica com o objetivo de proporcionar, aos acadêmicos em formação, o contato com a realidade da prática docente. No caso do PIBID-Letras da UFFS, campus Chapecó, por meio dos projetos, os pibidianos vivenciam práticas de ensino relacionadas a temáticas contempladas nas aulas de Língua Portuguesa. Nesse sentido, o foco deste trabalho é apresentar um projeto aplicado na Escola Estadual Professora Lourdes Ângela Sarturi Lago, durante o primeiro semestre de 2019, o qual tem relação com a literatura. Um dos objetivos do projeto foi aproximar os alunos do mundo literário, utilizando estratégias que tornassem a prática da leitura mais prazerosa e interessante, assim despertando nos alunos a vontade de ler e instigando-os a buscarem por conta própria uma inserção no mundo literário. Buscando atingir o resultado almejado, foram apresentados aos alunos diversos gêneros literários, como, por exemplo, autobiografia, contos e crônicas. Para o desenvolvimento do projeto foram utilizadas diferentes abordagens metodológicas, tais como rodas de leitura ao ar livre, debate em sala sobre as obras trabalhadas, ensaios dirigidos, estratégias de pré e pós leitura e indicações de obras e autores semelhantes aos que foram vistos durante as aulas. Além das leituras realizadas, foi proposto aos alunos que produzissem seus próprios textos concernentes ao gênero literário trabalhado em cada turma e, para a execução de tais produções, os alunos contaram com a colaboração dos pibidianos, da professora da turma e com o material de apoio fornecido. Durante as produções, bem como na participação nas leituras, foi perceptível o entusiasmo dos alunos, que buscaram referências e não hesitaram em pedir auxílio, quando sentiam necessidade. Os alunos tiveram à disposição as leituras feitas em sala para usar como referência e também lhes foi possibilitado buscar outras obras do mesmo gênero. A elaboração das atividades de leitura e escrita propostas teve adesão de todos os alunos e, durante as correções de tais atividades, foi possível identificar as suas compreensões em relação ao que foi proposto no projeto, textos bem elaborados e eloquentes. Além de que a proposta de se trabalhar a literatura em vários aspectos foi aderida por outros professores da escola que, por exemplo, trabalharam um livro específico em conjunto com outras disciplinas, como Religião, Geografia, Artes e História, cada uma trabalhando um aspecto distinto desta obra em específico. Os pibidianos de Letras participaram da atividade conjunta realizando a leitura dos textos com os alunos, e todas as propostas de produção foram avaliadas, assim como a desenvoltura e a participação dos alunos em sala de aula, nos debates e nas próprias aulas de produção escrita. Assim, a partir dos textos abordados, buscou-se demonstrar a importância do conhecimento da literatura, mas, antes disso, do contato com textos literários, os quais são fonte de fruição e de reflexão sobre questões políticas e sociais.

Publicado
25-09-2019
Seção
Campus Chapecó - Projetos de Ensino