VIVÊNCIAS NO PIBID LETRAS
OPORTUNIDADE, CONHECIMENTO E EXPERIÊNCIAS
Resumo
Este resumo objetiva sintetizar e apresentar a atuação do PIBID-Letras na escola E.B.M Jardim do Lago, Chapecó/SC, no primeiro semestre do ano de 2019. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tem como objetivo introduzir o graduando na docência por meio da sua inserção no meio escolar, para que possa vivenciar a rotina da profissão docente. Ao longo do semestre foram aplicados dois projetos de intervenção, um visando a apresentação e a análise da Carta de Pero Vaz de Caminha e outro com a temática do preconceito linguístico, usando como embasamento a obra “Preconceito linguístico: O que é e como se faz”, do linguista Marcos Bagno, o qual visava a desmitificação de preceitos estabelecidos ao longo da jornada acadêmica do estudante, bem como a sua desconstrução de ideias pré-estabelecidas sobre a língua portuguesa e suas normas gramaticais. Através do planejamento, estudos, produção dos planos de aula e da prática docente, foi possível vivenciarmos todos os lados das atividades e responsabilidades docentes, como reuniões, aplicações e correções das produções realizadas e atribuição de notas. Por meio das atividades, tivemos a oportunidade de estudar e observar, juntamente com as coordenadoras, supervisora e demais pibidianos, questões do dia a dia dos estudantes, como, por exemplo, a sua relação com a literatura e com a própria língua portuguesa, tal qual as suas experiências individuais no contexto escolar. Assim, por meio deste trabalho, tivemos vivências como membros do PIBID, buscando salientar a importância do programa, bem como a sua contribuição em nossa carreira e crescimento acadêmico, assim como o desenvolvimento da experiência do estudante de licenciatura no meio escolar.
Copyright (c) 2019 Nilson Júnior Arruda, Ricardo Gabriel Menegat Bée, Aline Cassol Daga Cavalheiro, Ani Carla Marchesan, Claudiane Freo, Cristiane Horst
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais da XII SEPE da UFFS.