VIVÊNCIAS NO PIBID LETRAS

OPORTUNIDADE, CONHECIMENTO E EXPERIÊNCIAS

  • Nilson Júnior Arruda Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Ricardo Gabriel Menegat Bée
  • Aline Cassol Daga Cavalheiro
  • Ani Carla Marchesan
  • Claudiane Freo
  • Cristiane Horst

Resumo

Este resumo objetiva sintetizar e apresentar a atuação do PIBID-Letras na escola E.B.M Jardim do Lago, Chapecó/SC, no primeiro semestre do ano de 2019. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tem como objetivo introduzir o graduando na docência por meio da sua inserção no meio escolar, para que possa vivenciar a rotina da profissão docente. Ao longo do semestre foram aplicados dois projetos de intervenção, um visando a apresentação e a análise da Carta de Pero Vaz de Caminha e outro com a temática do preconceito linguístico, usando como embasamento a obra “Preconceito linguístico: O que é e como se faz”, do linguista Marcos Bagno, o qual visava a desmitificação de preceitos estabelecidos ao longo da jornada acadêmica do estudante, bem como a sua desconstrução de ideias pré-estabelecidas sobre a língua portuguesa e suas normas gramaticais. Através do planejamento, estudos, produção dos planos de aula e da prática docente, foi possível vivenciarmos todos os lados das atividades e responsabilidades docentes, como reuniões, aplicações e correções das produções realizadas e atribuição de notas. Por meio das atividades, tivemos a oportunidade de estudar e observar, juntamente com as coordenadoras, supervisora e demais pibidianos, questões do dia a dia dos estudantes, como, por exemplo, a sua relação com a literatura e com a própria língua portuguesa, tal qual as suas experiências individuais no contexto escolar. Assim, por meio deste trabalho, tivemos vivências como membros do PIBID, buscando salientar a importância do programa, bem como a sua contribuição em nossa carreira e crescimento acadêmico, assim como o desenvolvimento da experiência do estudante de licenciatura no meio escolar.

Publicado
25-09-2019
Seção
Campus Chapecó - Projetos de Ensino