PROJETO NA ESCOLA
ORGANIZANDO O LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS
Resumo
O laboratório de ciências é sem dúvidas um grande aliado do professor, pois apresenta como característica espaço e instrumentos lúdicos que potencializam a imaginação e a atenção do aluno para a aula, sendo assim utilizar este ambiente é muito agregador tanto para o aluno como para o professor. Ensinar Ciências utilizando aulas em laboratório se torna uma proposta interessante, pois possibilita aliar conceitos teóricos com a prática, sendo possível assim desenvolver atividades práticas, experimentais, demonstrativas que envolvam ativamente o aluno e que relacionem o conteúdo teórico no intuito de que contribua com a aprendizagem do aluno. Desse modo surgiu a projeto de revitalização do laboratório de ciências de uma Escola Pública do município de Cerro Largo. A atividade foi realizada em conjunto entre os bolsistas do programa Residência Pedagógica - Multidisciplinar (RPM), Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo/RS. Para a desenvolvimento do projeto, no primeiro momento foi realizada entrevista com a professora titular das turmas, para saber a frequência que era utilizado o laboratório e para que fins, e saber como era a interação e compreensão dos alunos no desenvolvimento das aulas realizadas no laboratório. O projeto se caracterizou por organizar o laboratório, colocar em ordem e descartar alguns materiais já vencidos ou vazios, para que o espaço possa melhor aproveitado pelos alunos durante as aulas de ciências. Com a realização deste projeto percebemos como os alunos gostam de realizar atividades experimentais e como as práticas no laboratório contribuem e influenciam na qualidade do ensino. Destacamos que o desenvolvimento e efetivação do projeto agregou muito para nós residentes, pois foi um trabalho pedagógico que nos fez refletir sobre a influência que aulas práticas possuem nos processos de ensino e de aprendizagem. Após a finalização nos sentimos felizes e recompensados em saber que de certa forma estamos colaborando por um ensino de qualidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.