PROJETO NA ESCOLA
ORGANIZANDO O LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS
Resumo
O laboratório de ciências é sem dúvidas um grande aliado do professor, pois apresenta como característica espaço e instrumentos lúdicos que potencializam a imaginação e a atenção do aluno para a aula, sendo assim utilizar este ambiente é muito agregador tanto para o aluno como para o professor. Ensinar Ciências utilizando aulas em laboratório se torna uma proposta interessante, pois possibilita aliar conceitos teóricos com a prática, sendo possível assim desenvolver atividades práticas, experimentais, demonstrativas que envolvam ativamente o aluno e que relacionem o conteúdo teórico no intuito de que contribua com a aprendizagem do aluno. Desse modo surgiu a projeto de revitalização do laboratório de ciências de uma Escola Pública do município de Cerro Largo. A atividade foi realizada em conjunto entre os bolsistas do programa Residência Pedagógica - Multidisciplinar (RPM), Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo/RS. Para a desenvolvimento do projeto, no primeiro momento foi realizada entrevista com a professora titular das turmas, para saber a frequência que era utilizado o laboratório e para que fins, e saber como era a interação e compreensão dos alunos no desenvolvimento das aulas realizadas no laboratório. O projeto se caracterizou por organizar o laboratório, colocar em ordem e descartar alguns materiais já vencidos ou vazios, para que o espaço possa melhor aproveitado pelos alunos durante as aulas de ciências. Com a realização deste projeto percebemos como os alunos gostam de realizar atividades experimentais e como as práticas no laboratório contribuem e influenciam na qualidade do ensino. Destacamos que o desenvolvimento e efetivação do projeto agregou muito para nós residentes, pois foi um trabalho pedagógico que nos fez refletir sobre a influência que aulas práticas possuem nos processos de ensino e de aprendizagem. Após a finalização nos sentimos felizes e recompensados em saber que de certa forma estamos colaborando por um ensino de qualidade.
Copyright (c) 2019 Tailine Penedo Batista, Laura Flores, Bruna da Cruz, Anderson Brum, Eliane Gonçalves dos Santos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais da XII SEPE da UFFS.