Hermenêutica e Estética

um esboço da interpretação da arte a partir de Hans-Georg Gadamer

  • FRANCIELY CAMARGO PINTO UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL

Resumo

Historicamente a Hermenêutica fora utilizada como método investigativo e interpretativo de textos da antiguidade e, nesse sentido, nem sempre se fazia possível que o intérprete ou observador, reconstruísse as conjunturas sociais e culturais da época em questão na forma de experiência. A hermenêutica surge como fundamento interpretativo para a teologia, filosofia e literatura, isso mostra o caráter dominante da importância desta disciplina filosófica como princípio de investigação e interpretação de conceitos. Com o decorrer do tempo, a Hermenêutica foi se aprofundando como método investigativo e interpretativo no âmbito das ciências humanas. Quando busca-se pensar a Arte ou compreendê-la, Gadamer apresenta um jogo lógico, partindo de uma noção de compreensão oriunda do significado da obra, através da relação entre estética e hermenêutica e da relação da obra de arte e sua proposta de linguagem com o expectador e o autor da obra. Com isso, levando em consideração os conteúdos apresentados acima, o presente texto tem como objetivo mostrar, mesmo que brevemente, as noções da Hermenêutica da Arte proposta pelo filósofo Hans George Gadamer, através das perspectivas oriundas de sua célebre obra Verdade e Método. Trazendo uma apresentação das problemáticas expressas por Gadamer a fim de fundamentar sua teoria hermenêutica, desde a dicotomia entre a tradição estética filosófica à compreensão da obra de arte através do método hermenêutico. Assim como, discorrer sobre a possibilidade de compreensão da obra de arte através da hermenêutica, baseando-se desde a critica a tradição e a modernidade até a linguagem expressa pela arte por meio do diálogo entre autor, intérprete e historicidade.

Publicado
11-09-2019
Seção
Campus Erechim - Projetos de Pesquisa