DIÁRIO DE BORDO

UM INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO DOCENTE NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

  • Ísis Tamara De Vlieger UFFS - Cerro Largo
  • Deise Wille
  • Fabiane De Andrade Leite

Resumo

O diário de bordo é um instrumento que tem sido utilizado nos processos de formação de professores como um importante repensar da prática pedagógica. Por meio do diário o professor busca registrar e documentar os acontecimentos no dia-a-dia da escola, seus sentimentos, conquistas, frustrações, como realizou trabalho em sala de aula e todas as demais situações que fazem com que ele reflita acerca da prática realizada. Nas escritas é importante que o professor tenha como foco relacionar as vivências com teorias estudadas ao longo do processo formativo, buscando elaborar planejamentos e reconstruir práticas. Nessa perspectiva, realizou-se o presente estudo que decorre de uma análise qualitativa empreendida em memórias relatadas em dois diários de duas futuras professoras de Ciências, estagiárias e bolsistas do Programa Residência Pedagógica. Destaca-se que o programa Residência tem como objetivo inserir licenciandos em atividades de regência de classe a partir da segunda metade da realização do curso, por meio de estágios supervisionados. O estágio envolve ações articuladas entre, a formação inicial e a formação continuada de professores, dentre elas a atuação em sala de aula como professores estagiários/residentes. A prática vivenciada foi realizada em uma turma de 9 ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Salvador das Missões/RS. A escolha pelos diários das futuras professoras ocorreu tendo em vista que realizaram o estágio na turma de forma coletiva e articulada ao programa Residência Pedagógica. Os registros nos diários evidenciaram o desenvolvimento de uma visão crítica acerca dos trabalhos pedagógicos que foram realizados na escola, pois se estabeleceu um processo de discussão utilizando o conhecimento para descrever, analisar e rever as posturas estudantis e a construção do saber. Nas escritas as futuras professoras destacam compreensões acerca do processo de aprendizagem dos alunos ao relatarem aspectos como: “Percebemos que eles gostaram muito dessa leitura, pois através das discussões foi possível observar que eles compreenderam as leituras bem como já haviam adquirido noções sobre modelos atômicos. Ficamos muito orgulhosas! Através de algumas explicações sobre os conceitos de prótons, nêutrons e elétrons, os alunos conseguiram relacionar os conceitos com “coisas” do dia-a-dia”. Com o estudo dos diários identificou-se que as escritas reflexivas realizadas ao longo do processo de estágio, vinculado ao Programa Residência Pedagógica, tornaram-se aspectos significativos para a formação das futuras professoras, pois foram de suma importância para o desenvolvimento de um olhar crítico sobre a atuação como docente.

Palavras-chave: Estágio, Diário de bordo, Formação inicial.

Publicado
25-09-2019
Seção
Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino