Sobre a possibilidade de uma Fenomenologia das Emoções

uma análise da Introdução de Esboço para uma teoria das emoções de Jean Paul Sartre

  • FRANCIELY CAMARGO PINTO UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL

Resumo

Em 1940 Sartre escreve Esboço para uma teoria das emoções, obra na qual se propôs a examinar os caminhos percorridos pela psicologia, enfatizando as limitações desta disciplina a fim de reformular seu método de investigação. Partindo de uma análise crítica do método da psicologia a fim de entender a realidade humana, Sartre apresenta os modos como a psicologia poderia ter seguido para que fosse capaz de compreender essa realidade, propondo que esse caminho fosse através da fenomenologia. Fundamentado nas noções fenomenológicas de Husserl e Heidegger, Sartre procurou refletir sobre o sentido da consciência com base na existência humana e nos fenômenos da emoção enquanto um estado da consciência. Assim, se fez a obra Esboço para uma teoria das emoções, que tornou-se um dos pontos de partida para as demais obras de Sartre, em especial, O Ser e O Nada. Nesse primeiro estudo da obra Sartreana, buscou-se fundamentar os argumentos apresentados pelo autor, cujo objetivo era fundamentar como a psicologia se apresenta como um campo do conhecimento incapaz de estudar e entender o homem através de sua essência. Com isso, realizou-se um estudo bibliográfico da obra, reapresentando os conceitos elaborados por Sartre acerca do fenômeno da realidade humana: a emoção. O presente trabalho tem como objetivo, apresentar descritivamente as questões apresentadas por Sartre durante a Introdução do Esboço, a fim de elucidar como a critica à psicologia positiva e o método fenomenológico, resultaram em uma Fenomenologia das Emoções.

Publicado
11-09-2019
Seção
Campus Erechim - Projetos de Pesquisa