ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

DIÁLOGOS ENTRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA

  • Mary Neiva surdi da luz UFFS
  • KAMILA CARLA FERREIRA

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo compreender as relações entre o
currículo de Cursos de Letras, voltados à formação de professores de língua
portuguesa e ofertados em universidades catarinenses e a Proposta Curricular de
Santa Catarina que orienta o ensino de língua portuguesa. Ancoramo-nos na
perspectiva teórico-metodológica da Análise de Discurso de linha francesa (AD) em
diálogo com a História das Ideias Linguísticas (HIL) e nosso percurso de análise se
fará a partir da constituição de um arquivo documental em que tomaremos como
corpus de análise documentos oficiais, documentos institucionais como projetos de
curso, programas de ensino e ementas de componentes curriculares de Cursos de
Letras, em funcionamento. Entendemos que compreender como se constituem as
relações entre os saberes que compõem os currículos dos Cursos de Letras e os
saberes que sustentam os documentos oficiais que orientam o ensino de língua
portuguesa nos levará também à compreensão de como se dá o funcionamento da
relação entre as instituições responsáveis pela formação inicial de professores e a
educação básica, de modo a contribuir no (re)estabelecimento de diálogos entre os
espaços de formação e os espaços de atuação docente. Buscamos em nosso
percurso de pesquisa, respostas possíveis para os questionamentos a seguir: como
se constituem os currículos dos Cursos de Letras, voltados à formação de
professores de língua portuguesa, em funcionamento? Que saberes, autores e obras
são mobilizados nesses currículos? Como esses saberes se relacionam às
orientações teóricas que sustentam a Proposta Curricular de SC que orienta o
ensino de língua portuguesa Quais são os efeitos dessas relações para a formação
inicial de professores de língua portuguesa e para o seu exercício profissional no
ensino de língua portuguesa?

Publicado
25-09-2019
Seção
Campus Chapecó - Projetos de Pesquisa