RELATO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL

AS BELEZAS DA DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Bibiana Salah Araldi UFFS

Resumo

Resumo: Este resumo busca sintetizar o processo de Estágio Curricular Supervisionado na Educação Infantil, do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erechim, orientado pela professora doutora Adriana Salete Loss. O estágio foi desenvolvido em uma escola municipal do município de Estação/RS com crianças na faixa etária de 3 a 4 anos, sendo o processo divido em três etapas: observação, monitoria e intervenção. A observação ocorre durante um período de cinco dias, onde são levantadas as demandas da escola e da professora regente de turma, bem como das crianças, também inicia a criação do vínculo com a turma. Na monitoria, além de presta auxílio a professora regente e se integrar de forma mais efetiva no cotidiano das crianças, são realizadas pequenas intervenções pela estagiária. Ambos os processos são importantes para a elaboração do projeto de estágio, este que busca englobar as demandas da escola e da professora regente, bem como das crianças. Desse modo, a escolha da temática ocorreu por uma demanda em comum a todos, onde a professora tinha o desafio de integrar uma criança estrangeira que havia chegado recentemente do seu país e que era deixada de lado pelas demais crianças durante as brincadeiras. O principal objetivo do projeto foi promover um debate sobre a questão étnico-racial no ambiente da educação infantil, através de ações pedagógicas e experiências lúdicas ampliando a confiança e a participação das crianças nas atividades individuais e coletivas e incentivando a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza. Ao concluir o estágio pude sentir-me realmente como Pedagoga, a prática em sala me trouxe uma visão diferente da docência, pois anteriormente não havia tido uma experiência tão intensa em sala, conhecia somente a teoria. Isso também reafirma a importância que o estágio tem na formação de professor, pois é durante esse processo que testamos as teorias que adquirimos ao longo do curso, podemos nos frustrar, mas aprendemos com essa frustração, como também podemos nos surpreender com as reações das crianças diante do que é proposto. O objetivo da proposta também foi alcançado, pois através das ações realizadas durante o estágio a criança estrangeira sentiu-se enfim parte da turma, participando e interagindo em conjunto com as demais crianças.

Publicado
30-08-2019
Seção
Campus Erechim - Projetos de Ensino