Variação linguística

Planejamentos de aula para uma experiência relacionada à prática docente

  • Fernanda Klein UFFS
  • Adrieli da Silva Muller, 55 UFFS
  • Ana Cecilia Teixeira Gonçalves, 55 UFFS
  • Jeize de Fátima Batista, 55

Resumo

Este trabalho tem por finalidade descrever um planejamento de ensino que possui como tema principal a variação linguística adentrando também na problemática do preconceito linguístico. A prática foi realizada em função da participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), pelas discentes do Curso de Letras Português/Espanhol da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em uma escola da Educação Básica, com os alunos do 6°ano. Este tema foi definido devido à grande significância para o meio social. Desse modo, a partir das observações realizadas na escola, foi possível percebermos que as questões voltadas para a variação linguística necessitavam de maior abordagem em sala de aula. Partindo da discussão e reflexão sobre as variações linguísticas por meio dos gêneros textuais charge e poema, buscamos aprimorar e desenvolver a reflexão sobre a variação da língua, e evidenciar que, em qualquer comunidade de fala, podemos observar a coexistência de um conjunto de variedades linguísticas as quais decorrem de diferentes fatores: as variações sociais ou diastráticas (que ocorrem em virtude da convivência com diferentes grupos sociais), as variações geográficas ou diatópicas (relacionadas aos diferentes espaços geográficos), as variações históricas (vinculadas à passagem do tempo), as variações diafásicas (voltadas para a maneira como nos dirigimos ao nosso interlocutor - formal ou informalmente). Tendo por base teóricos como Bagno (2007), discutimos o tema por meio do poema “Vicio da Fala”, de Oswald de Andrade, de diversas charges e da canção “Aos olhos de uma criança”, do Rapper Emicida. A partir das atividades propostas, sustentamos a ideia de que o ensino de Língua Portuguesa não pode desconsiderar as variedades existentes em nossa sociedade, as quais devem ser respeitadas para assim combatermos o preconceito linguístico. Nesse sentido, o papel do professor de língua é crucial no esclarecimento dessas questões.

Biografia do Autor

Adrieli da Silva Muller, 55, UFFS

Acadêmica do Curso de graduação em Letras Português e Espanhol - Licenciatura, na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. E-mail: adrieli.muller123@gmail.com

 

Ana Cecilia Teixeira Gonçalves, 55, UFFS
Jeize de Fátima Batista, 55
Publicado
25-09-2019
Seção
Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino