ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA EM CONTEXTO FRONTEIRIÇO
RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Este resumo baseia-se na experiência discente vivenciada durante o Estágio Curricular Supervisionado em Língua Espanhola I, componente obrigatório da Graduação em Licenciatura em Letras- Português e Espanhol da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Realeza. A prática ocorreu durante o segundo semestre de 2018 e consistiu na observação reflexiva e crítica de duas escolas públicas dos municípios de Santo Antônio do Sudoeste e San Antonio, respectivamente municípios de fronteira de Brasil e Argentina. A proposta desenvolveu-se a partir da ideia de conhecer a realidade do ensino da língua espanhola em instituições de ensino de região fronteiriça. Nos ambientes escolares tivemos a oportunidade de dialogar com componentes como a direção, alunos, coordenação e equipe docente. Através dos diálogos com algumas das docentes argentinas e brasileiras, notou-se que respectivamente trabalham com as línguas portuguesa e espanhola como opções de ensino de língua estrangeira. Assim, foram perpassados pelas mesmas os acertos e dificuldades encontrados no dia-a-dia de cada realidade, bem como a influência do “portunhol” nas situações de ensino-aprendizagens. Para além disso, fomos apresentados aos espaços escolares e as matrizes curriculares de cada instituição de ensino, através das quais pudemos identificar semelhanças e diferenças no comparativo a que se propôs, como por exemplo a composição de disciplinas ofertadas pela instituição argentina com caráter social, inexistente na escola brasileira. Desta forma, identificamos a relação teórico-prática, refletindo sobre metodologias e práticas a adequar em momento posterior de regência de ensino em língua espanhola. Em suma, a oportunidade permitiu ademais da análise comparativa a possibilidade de ressignificação quanto ao ensino de língua estrangeira de maneira geral.
Copyright (c) 2019 Elisa Maria Ficanha Furlan, Emily Picini Medeiros, Naiane Carolina Menta Tres
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