PRÁTICA DE MAPEAMENTO DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA POR LICENCIANDOS DOS CURSOS DE QUÍMICA, FÍSICA E BIOLOGIA

  • Jonatan Josias Zismann Universidade Federal da Fronteira Sul Cerro Largo
  • Judite Scherer Wenzel UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL - CAMPUS CERRO LARGO

Resumo

O presente trabalho aborda a aplicação de uma oficina de mapeamento de capítulos de livros de divulgação cientifica. Tal prática está vinculada as ações que vem sendo desenvolvidas junto ao grupo de estudos de Leitura Interativa de Textos de Divulgação Científica (TDC), cuja pesquisa é financiada pelo edital nº 01/2016 do CNPQ. Objetivou-se com a oficina proporcionar aos licenciandos integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- PIBIDQuímica e aos licenciandos integrantes do Programa de Educação Tutorial- PETCiências, uma ampliação no entendimento do que se trata o TDC bem como apresentar à eles alguns exemplos de TDCs e dialogar acerca do seu uso em sala de aula por meio do mapeamento que segundo Fatareli Et Al (2014) permite tanto uma análise da potencialidade didática dos TDCs ao direcionar o olhar para o conteúdo e à forma, como, a identificação situações contraditórias e controversas neles presentes.. Realizou-se duas oficinas, uma com o grupo PIBIDQuímica e outra com o grupo PETCiências, em ambas realizamos uma breve conceitualização acerca das características do TDC e indicamos exemplos de locais com maior ocorrência desses textos. No segundo momento do encontro os grupos foram subdivididos a fim de realizarem a leitura de alguns capítulos do livro “Barbies, Bambolês e Bolas de Bilhar” os capítulos utilizados foram previamente selecionados a fim de potencializar e instigar a leitura e o mapeamento. Após a leitura os licenciandos foram desafiados a realizar o mapeamento de acordo com o modelo proposto por Fatareli Et Al (2014). Destacamos que fazer uso desse modelo de mapeamento fez com que os licenciandos dialogassem acerca da leitura em busca de conceitos científicos, de temáticas e de possíveis relações conceituais indicadas no capítulo. Tal movimento retratou que o desafio de realizar o mapeamento fez com que o licenciando precisasse se posicionar frente ao texto e assim, buscar a sua compreensão. Assim, os resultados encontrados remetem principalmente para as interações que foram estabelecidas, as relações entre conceitos e com aspectos do dia a dia. Tal movimento é primordial no processo da significação conceitual e outrossim as oficinas indiciaramque a prática de mapeamento de TDCs pode incentivar aos licenciandos a fazer uso de TDC em suas salas de aula.

Publicado
27-09-2019
Seção
Campus Cerro Largo - Projetos de Pesquisa