REFLEXÕES SOBRE A APLICAÇÃO DO EXAME CLÍNICO OBJETIVO E ESTRUTURADO (OSCE) COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NO ENSINO MÉDICO

  • Raíssa Victorino Faria Silva Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Jonatha Wruck Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Grasiela Marcon Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Ana Luísa Babo Sedlacek Carvalho Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Marcelo Moreno Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Agnes Fátima Pereira Cruvinel

Resumo

Resumo: O Exame Clínico Objetivo e Estruturado (OSCE) é um instrumento de avaliação de habilidades clínicas, frequentemente utilizado nas escolas médicas. Organizado em estações que simulam a realidade clínica, os estudantes são avaliados em tarefas como anamnese, comunicação, exame físico, entre outras situações na qual apenas a prova escrita não é capaz de avaliar o saber-fazer da prática médica. O objetivo do presente relato é explorar a experiência do componente curricular de Seminário Integrador, do curso de medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó-SC, em utilizar a proposta do OSCE como uma estratégia de ensino e, não somente como de avaliação. Para isso, 64 estudantes assistiram às aulas introdutórias sobre o OSCE, sendo posteriormente distribuídos em seis grupos. Cada grupo ficou responsável pela criação de 4 estações clínicas em uma área de conhecimento (área básica, pediatria, ginecologia/obstetrícia, clínica médica, cirurgia, saúde de família e comunidade). Seguindo as orientações do manual do Conselho Médico Canadense para desenvolvimento de casos OSCE, os estudantes foram acompanhados em cinco tutoriais. No tutorial 1, os estudantes refletiram sobre o propósito de avaliação (formativa ou somativa), competência e habilidades para cada estação. No tutorial 2, desenvolveram situações clínicas, tarefas para os candidatos, instruções para os avaliadores e atores. No tutorial 3, construíram os cenários clínicos. No tutorial 4, desenvolveram os instrumentos de avaliação e no tutorial 5 elaboraram a devolutiva. No final, cada grupo realizou a filmagem das estações construídas e simularam os casos em sala de aula. A experiência em utilizar o OSCE como estratégia de ensino foi elogiada pelos estudantes, por favorecer a utilização de diferentes conhecimentos de forma integrada e próxima da situação real, pela dinamicidade da atividade, por contemplar o trabalho em equipe, por ser um instrumento que permite a identificação de falhas do aprendizado, possibilitando sua correção de forma didática através do feedback do tutor, por permitir que o estudante conheça o OSCE em todas as suas variáveis: como estudante, como avaliador e como o ator da cena. Concluiu-se que utilizar o OSCE como estratégia de ensino para Seminário Integrador favoreceu a integração dos conteúdos e estimulou o aprendizado dos estudantes.

Publicado
25-09-2019
Seção
Campus Chapecó - Projetos de Ensino