A LEITURA DE LITERATURA NO AMBIENTE ESCOLAR

  • ELIS JOSIANE SPOHN BEVILAQUA UFFS ERECHIM
  • DHARA CRISTINA BEBER
  • GESSICA CAROLINE ALBERTI DALLAGNOL
  • LISIANE FÁTIMA SEIBEL
  • ROBERTO CARLOS RIBEIRO

Resumo

Considerando a importância da literatura, e com o intuito de desenvolver um trabalho para a disciplina de Literatura Infanto-juvenil, do curso de Pedagogia da UFFS campus Erechim, foram realizadas a observação da biblioteca de uma escola municipal da região do Alto Uruguai e aplicada uma pesquisa de campo, com um professor que atua no 4º ano do Ensino Fundamental. O objetivo foi investigar como é desenvolvido o ensino de literatura por esse profissional, e observar a utilização da biblioteca. Através das respostas do profissional, pôde-se constatar que a instituição apoia a leitura de diferentes gêneros textuais, de modo a estimular e introduzir as crianças cada vez mais no mundo da leitura. É extremamente valioso ressaltar que a escola e a comunidade caminham juntas para que haja um crescimento social e intelectual de seus alunos. A profissional não trabalha com contação de histórias aos alunos. Aqui, enfatiza-se a necessidade de que haja um espaço durante as aulas para as crianças ouvirem boas histórias, manusearem livros, revistas, jornais etc. Os alunos têm autonomia para escolher o livro com assuntos que chamem mais a atenção, embora também seja papel do professor incentivá-los na leitura de alguns textos específicos. A escola observada não disponibiliza biblioteca própria, utilizando a biblioteca pública municipal que fica localizada próxima ao prédio da escola, sendo que a mesma ainda está em processo de organização e não disponibiliza de um profissional habilitado para trabalhar no local de modo a auxiliar os alunos e a comunidade. Neste espaço, encontra-se ainda uma grande variedade livros tanto de história geral, como de geografia, apresentando, também, alguns mapas, livros infantis, literatura voltada para o público adolescente, romances e clássicos da literatura. Também, pôde-se observar que a prática da literatura na escola visitada é 

trabalhada de uma forma que agrega todas as turmas, através do projeto de leitura que possibilita aos alunos um momento de leitura prazerosa durante a semana. Diante disso, é importante enfatizar que o gosto pela leitura está fortemente ligado à metodologia do educador, pois educar é ensinar, transmitir conhecimentos, instruir, estimular, desenvolver e orientar as aptidões de um indivíduo; é socializar, trocar experiências, capacitando o estudante para viver em sociedade, orientando, desde a sua infância, para a formação de seu caráter. A leitura de literatura, também, promove a educação em todos os níveis, quer seja institucionalizada ou não, e visa, ainda, transmitir conhecimentos e culturas, aperfeiçoando e desenvolvendo as faculdades físicas, intelectuais e morais. O professor dá o exemplo de sua realidade ao aluno e, através dele, alguns se inspirarão.

 

 

Palavras-chave: Ensino. Biblioteca. Práticas de leitura.

Publicado
30-08-2019
Seção
Campus Erechim - Projetos de Ensino