CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DIDÁTICO DO CAULE DE UMA MONOCOTILEDÔNEA
Resumo
Os modelos didáticos são ferramentas que podem ser utilizadas pelos professores para tornar a aula mais significativa, pois são representações confeccionadas a partir de material concreto. Levar o lúdico para a sala de aula pode ser uma boa estratégia para o processo de ensino e aprendizagem, pois surpreende os alunos e auxilia na melhor compreensão dos temas abordados em sala de aula. O uso de modelos didáticos permite que o professor exiba de forma menos complexa seus conhecimentos, se tornando assim um recurso viável para ministrar e ilustrar as aulas, uma vez que muitas vezes os alunos têm dificuldades na visualização tridimensional e espacial de estruturas microscópicas. O presente trabalho objetiva relatar a confecção de um modelo didático criado para auxiliar na compreensão dos como os tecidos vegetais então organizados no caule de uma monocotiledônea, em corte transversal. A atividade foi desenvolvida na componente curricular de Anatomia Vegetal ofertado pela UFFS, campus Cerro Largo em 2018-02 e também fez parte da Projeto Interdisciplinar da fase. Para a construção do modelo utilizou-se como referência uma imagem microscópica de um corte transversal do caule de milho (Zea mays). O modelo foi confeccionado de maneira simples utilizando materiais de fácil acesso. Como suporte para o modelo, utilizou-se um bloco de madeira com diâmetro de 28 cm. O xilema dos feixes vasculares foi representado com canudos de plástico de vários diâmetros na cor vermelha, onde os elementos do metaxilema com canudos maiores e os do protoxilema com canudos menores. Já o floema foi ilustrado com pérolas azuis e a bainha do feixe com massa de biscuit colorida na cor azul clara. Para a representação da epiderme e parênquima de preenchimento utilizou-se massa de biscuit, nas cores preta e branca, respectivamente. Além da disposição dos tecidos, o modelo também permite verificar a diferenciação endarca dos elementos de xilema típica dos caules, onde o protoxilema está voltado para dentro e o metaxilema para fora do feixe. Adicionalmente verifica-se a distribuição difusa dos feixes vasculares e a presença de tecido fundamental único, sem a distinção entre a região do córtex e da medula, sendo essas características estruturais clássicas do caule de monocotiledôneas. A experiência de construção do modelo didático foi de extrema importância na consolidação dos conceitos específicos trabalhados no componente de Anatomia Vegetal. Na medida em que fomos confeccionando o modelo, aprimoramos conhecimentos relacionados a essa temática, alcançando uma melhor compreensão da organização dos tecidos do sistema vascular, dérmico e fundamental do órgão vegetal em estudo. Aliado a isso, consideramos que essa prática pode ser adaptada e utilizada como recurso metodológico em sala de aula, nos vários níveis de escolaridade, pois como futuros professores devemos sempre inovar em nossa prática docente, a fim de incentivar a criatividade e desenvolver novas metodologias que permitam a construção do conhecimento de forma significativa para o estudante.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.