MÉTODOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO POR PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Juliane Luiza Sartóri Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Alana Casagrande Sperotto
  • Lucí Pochmann
  • Marjana Pereira da Silva
  • Zoraia Aguiar Bittencourt

Resumo

O presente trabalho apresenta o debate sobre os métodos e as atividades trabalhadas no dia a dia em salas de aula de turmas em processo de alfabetização. Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de investigar quais os métodos que os professores alfabetizadores utilizam em seu dia a dia na sala de aula, aproximando esses resultados dos estudos de Ferreiro e Teberosky (1999), Cagliari (1998), Schwartz (2010) e Mortatti (2006). A escolha metodológica foi pelo uso de um questionário que foi entregue a nove professoras alfabetizadoras do Ensino Fundamental de escolas municipais e estaduais da região norte do Rio Grande do Sul, no qual foram apresentadas duas questões a respeito dos métodos utilizados em sala de aula, bem como foi solicitado que descrevessem 10 principais atividades que são realizadas com os alunos. Os resultados apontaram que o método sintético e das cartilhas persiste nas metodologias utilizadas em sala de aula, e o método das boquinhas, que faz parte do método fônico, está voltando a ser um método cada vez mais presente no cotidiano. As professoras participantes realizam atividades de recorte e colagem, atividades com a família silábica, dobraduras, exploração de livros, contação de histórias, leitura de rótulos, cruzadinhas, alfabeto móvel, bingo de letras, palavras, frases e números, atividades de registro no caderno, confecção de fantoches, ditado de desenhos e palavras, músicas, parlendas, régua numérica, material dourado, jogo boca e letra, dentre outras atividades. Analisando os métodos apresentados pelas professoras e comparando com as atividades realizadas, podemos perceber que há uma incoerência entre o método e muitas das atividades propostas, causando confusão e contradição. Conclui se que as escolas e os professores devem manter se atualizados quanto às novas metodologias para que haja um ensino de boa qualidade que contemple todos os alunos e considere seus conhecimentos prévios como ponto de partida para ensinar a ler e a escrever.

Publicado
30-08-2019
Seção
Campus Erechim - Projetos de Ensino