Troca de Experiência e o PET Itinerâncias

da problematização e discussão às andarilhagens na formação acadêmica

  • Caio Afonso da Silva Brito Universidade Federal da Fronteira Sul/Campus Erechim
  • Paulo Alberto Duarte Junior Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Thiago Ingrassia Pereira Universidade Federal da Fronteira Sul/Professor

Resumo

O trabalho a seguir é fruto de uma reflexão acerca das contribuições, com relação às participações em eventos acadêmicos, para a formação de sujeitos da educação. Para dar base às reflexões, utilizamos dos conceitos do campo da educação democrática e popular, que tivemos contato durante as experiências construídas enquanto fomos bolsistas do Grupo Práxis, que faz parte do Programa de Educação Tutorial (PET) na modalidade Conexões de Saberes, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) campus Erechim. Dentro do Grupo Práxis, como já citado, discutimos questões que cerceiam a construção de uma educação democrática e popular de matriz freireana. Assim, buscamos trazer as seguintes reflexões no sentido de incentivar o aprofundamento das relações de construção de saberes no campo científico e acadêmico, desmistificando a forma com que se dão. Nessa sistematização publicada inicialmente em um livro organizado pelos grupos PET da instituição, trouxemos algumas experiências em eventos para refletir acerca de suas contribuições em nossa formação, tendo em vista as discussões que mobilizamos em nosso Grupo de Estudos. Num primeiro momento problematizamos o conceito de Educação através da indagação: “Educação é só na escola?”, onde evidenciamos que os diversos espaços podem proporcionar aprendizados e troca de saberes, desmistificando assim o processo de formação dos sujeitos. A seguir situamos nosso lugar e a importância do debate sobre desigualdades dentro desses espaços, problematizando classe social, gênero e etnia. Após isso, citamos alguns eventos que participamos enquanto educadores, historiadores e petianos como exemplos, e elencamos de que forma essas experiências contribuíram com nossa formação docente. Por fim traçamos a importância de se experienciar o diálogo com diversas perspectivas que compõem esses eventos, sempre considerando os aprendizados e saberes que podem ser trocados durante as participações, que proporcionam-nos contato com uma diversidade de sujeitos e perspectivas. Compreendemos que a situação como está posta é um reflexo social na América Latina e em sua multiculturalidade em tempos recentes, onde sujeitos e comunidades desassistidas historicamente têm acesso a espaços no campo universitário e, portanto, precisam se situar e participar dos debates que cerceiam a construção do conhecimento. Só que para isso vemos a necessidade de debater e romper com estruturas de reprodução das desigualdades, tais como linguagens exclusivas, opressão de gênero, o racismo, a homofobia e os demais mecanismos de reprodução das desigualdades. Ter contato com as diversas perspectivas e seus debates acerca das opressões é aprender com a diversidade de experiências.

Biografia do Autor

Caio Afonso da Silva Brito, Universidade Federal da Fronteira Sul/Campus Erechim

Discente do curso de Licenciatura em História na Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Erechim e bolsista do grupo Práxis - PET Conexões de Saberes.

Paulo Alberto Duarte Junior, Universidade Federal da Fronteira Sul

Licenciado em História pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Erechim/RS. E-mail para contato: pauloalberto847@gmail.com. Egresso do Grupo Práxis, PET Conexões de Saberes.

Thiago Ingrassia Pereira, Universidade Federal da Fronteira Sul/Professor

Professor tutor do Grupo Práxis – PET Conexões de Saberes da UFFS campus Erechim. E-mail para contato: thiago.ingrassia@uffs.edu.br

Publicado
26-09-2019
Seção
Campus Erechim - Projetos de Extensão e Cultura