JOGO

UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ECOLOGIA

  • Tailine Penedo Batista Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Laura Flores Universidade Federal da Fronteira Sul.
  • Tatiana Fröhlich
  • Eliane Gonçalves dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul.

Resumo

 

 O jogo didático é aquele fabricado com o objetivo de proporcionar determinadas aprendizagens. O trabalho com o lúdico é uma possibilidade para o desenvolvimento das aulas, por permitir que além da interação ocorra uma apropriação do assunto trabalho. O presente trabalho é decorrente de uma atividade em que se desenvolveu um jogo didático com o objetivo de revisar o conteúdo de cadeia alimentar e os conceitos de organismos produtores, consumidores e decompositores. A atividade foi realizada com uma turma de sexto ano (6°) da Escola Pública do município de Cerro Largo, durante a atuação em docência das referidas autoras no programa Residência Pedagógica - Multidisciplinar (RPM), Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo/RS. A referida atividade foi planejada para reforçar os conceitos de Ecologia, referentes a cadeia alimentar, sendo também uma forma de revisão e avaliação sobre o que foi trabalhado em aulas anteriores. A metodologia da atividade foi a seguinte, primeiramente organizou-se os alunos em círculo na sala para que assim a interação fosse facilitada, a atividade contou com 21 participantes. Cada aluno/a recebeu uma placa que indicava o que ele/a iria representar no jogo, podendo assim ser um produtor, consumidor ou decompositor. Após todos terem a sua identificação, foi solicitado que um/a aluno/a indicasse um produtor para que o jogo começasse. Após o produtor ser indicado era solicitado um consumidor primário, que deveria ficar do lado do produtor, em sequência um consumidor secundário e assim sucessivamente até que alguém indicava um decompositor e a cadeia alimentar estava completa. Após 5 cadeias alimentares formadas solicitamos que fossem feitas interações entre essas cadeias formando teias alimentares, em que um consumidor primário de uma cadeia poderia ser também um consumidor secundário em outra cadeia. A atividade realizada foi considerada muito satisfatória, pois envolveu os alunos de forma participativa, sendo também possível diagnosticar a compreensão dos conceitos de ecologia apreendidos por parte deles. Em suma, os jogos didáticos são ferramentas que auxiliam na aprendizagem, principalmente no ensino de ciências que muitas vezes necessita de metodologias diferenciadas para tornar o ensino dos conteúdos complexos das ciências e da biologia mais acessível aos alunos. O jogo didático desenvolvido foi uma ferramenta enriquecedora na aula, sendo para os alunos/as um facilitador à aprendizagem e para as professoras um método avaliativo bastante eficaz, pois foi possível diagnosticar as dificuldades e as facilidades dos/as aluno/as em relação ao conteúdo estudado.

Publicado
30-09-2019
Seção
Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino