A IMPORTÂNCIA DA FREQUÊNCIA NA MONITORIA DE MATEMÁTICA NA MEDIÇÃO DA APRENDIZAGEM

  • Nathália Heloíza Wiesenhutter Leal Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

A monitoria de Matemática e Estatística destinada aos alunos dos diferentes cursos de graduação da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul – PR. Com ênfase no curso de Ciências Econômicas, a área de Matemática e Estatística, contempla as disciplinas de Matemática B, Estatística Básica, Estatística e Introdução à Econometria e Matemática Financeira, o objetivo principal do projeto foi promover a modificação e a autonomia no processo de aprendizagem dos acadêmicos da UFFS. Proporcionando aos acadêmicos um avanço no raciocínio lógico formal, ao matemático, aos conhecimentos necessários e suficientes de Matemática, de Estatística e aos programas computacionais associados a estas áreas de conhecimento, esclarecendo quaisquer dúvidas necessárias ao alcance do monitor, através de conteúdos e exercícios auxiliados pelos professores das disciplinas.Durante o período de um ano da monitoria foram realizadas oficinas de utilização da calculadora científica, disponibilizados nos dois semestres, em horários diferenciados. Os horários de atendimento aos alunos foram realizados em 8 horas semanais, sendo disponíveis os mesmo toda semana, além dos horários agendados foram disponíveis outros momentos possíveis e agendados para maior auxílio, como revisões antecedentes as prova. O horário de atendimento com o professor ocorreu em diferentes horários conforme a necessidade, apresentando diálogos frequentes. Durante o período de monitoria, foram atendidos cerca de 35 alunos pertencentes aos cursos de Engenharia de Aquicultura, Ciências Econômicas, Engenharia de Alimentos, Engenharia Agronômica e Licenciatura e Educação no Campo. Muitos estiveram presentes por mais de uma vez, e com o auxílio conseguiram efetuar listas, trabalhos e estudo para provas e exames. O maior Índice foi de alunos de Ciências Econômicas com dúvidas na disciplina de Estatística e Introdução a Econometria, seguido pelo curso de Engenharia Agronômica com dúvidas na disciplina de Matemática Básica . Através dos atendimentos foi possível esclarecer dúvidas dos alunos e revisar os conteúdos, mesmo em datas que não haveria atendimento, o métodos utilizado foram exercícios no quadro, slides, e resolução de listas fornecidas pelo professor. Após o entendimento destes exercícios, utilizaram-se exemplos da internet e, em alguns casos, exercícios elaborados no momento da monitoria para os alunos refazerem durante o atendimento, com o objetivo de verificar se de fato os alunos apropriaram os conteúdos trabalhados. O objetivo principal foi alcançado, os alunos compreenderam a matéria e grande partes destes que frequentaram o atendimento na monitoria foram aprovados, de 22 alunos na disciplina, 21 foram aprovados, cerca de 95% na disciplina de Estatística econômica e Introdução à econometria, dentre outras como Matemática Financeira, microeconomia, Estatística Básica e Matemática B.

Publicado
25-09-2019
Seção
Campus Laranjeiras do Sul - Projetos de Ensino