MONITORIA EM GEOPROCESSAMENTO E TOPOGRAFIA

APLICAÇÃO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP)

  • Mário Sérgio Wolski
  • Humberto Welter Hartmann
  • Artur Steffens
  • Augusto Perius Klein
  • Giovane Martins Kühnel

Resumo

Resumo: O presente trabalho procura demonstrar a experiência desenvolvida na atividade de monitoria, nas disciplinas de Geoprocessamento e Topografia, dos cursos de Agronomia e Engenharia Ambiental e Sanitária, da UFFS – campus Cerro Largo (RS), aplicando conhecimentos da “Aprendizagem Baseada em Problemas – ABP” (PBL-Problem Based Learning) como ferramenta de estudo. O trabalho foi realizado durante o período de agosto de 2018 a julho de 2019. O uso dessa metodologia baseou-se na concatenação dos conteúdos programáticos do plano de aula, articulando o processo de aprender com a resolução de problemas reais ligados à área de atuação dos futuros profissionais. Para atender a esse objetivo, foi necessário alinhar as áreas de interesse dos dois cursos com aplicações demandadas e advindas da prática social (mundo real). Durante a monitoria, foi possível resolver problemas, utilizando a aprendizagem integrada, que se baseia no princípio da interdisciplinaridade e transversalidade, construindo conhecimentos desafiadores, tanto para os monitores, que tinham adquirido conhecimento prévio, como para os estudantes das referidas disciplinas. Foi desenvolvido aplicações de geoprocessamento e topografia na geração de laudos, licenciamentos, Cadastro Ambiental Rural -CAR, identificação de Áreas de Preservação Permanente - APP, levantamentos de vegetação, uso do solo, mapas de declividade e medições de áreas entre outras. Durante esse trabalho, ficou visível o aumento do nível de interesse dos estudantes nas atividades propostas nas disciplinas. Assim, pode-se concluir que a experiência foi positiva e a ABP possibilitou que os monitores e estudantes dos cursos de Agronomia e Engenharia Ambiental e Sanitária vivenciassem, de maneira efetiva, uma nova sistemática de aprendizagem, com a produção de conhecimento vinculado à formação de um pensamento crítico, capaz de melhorar, de maneira significativa, a percepção de mundo desses futuros profissionais.

Publicado
30-09-2019
Seção
Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino