TECNOLOGIAS NA ARTICULAÇÃO DO ESTÁGIO EM ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

  • Karine Rudek UFFS

Resumo

A presente escrita tem por objetivo conjeturar algumas ações realizadas com os resultados obtidos durante a realização do Estágio Supervisionado em Orientação Educacional. A situação-problemática foi o convívio escolar, dificuldade de convívio e relacionamento entre colegas no internato. A proposta do estágio constituiu-se de inserir o futuro profissional na prática pedagógica do referido curso, além de complementar a formação acadêmica, proporcionando uma grandiosa experiência no campo de atuação. A atuação no contexto escolar destaca-se como uma preparação a qual possibilitou entender as possibilidades, dificuldades e limites desta profissão e ao mesmo tempo vivenciar as experiências do futuro local de trabalho. Como metodologia usamos as tecnologias como forma de articulação e mediação das ações norteadoras. Para discutirmos sobre as normas de convivência e valores que a escola estabelece, buscando propiciar o desenvolvimento dos valores indispensáveis à formação humana, oportunizando através de situações lúdicas a convivência em grupo, usamos o aplicativo Menti.com, popularmente conhecido por “nuvem de palavras”. Realizamos uma roda de conversa, onde oportunizamos aos alunos discutir sobre as normas de convivência da escola, bem como, do internato. Projetamos no quadro o aplicativo com três questões, sendo elas: a) Quais são os meus direitos enquanto aluno? b) E os meus deveres, c) O que é inadmissível acontecer na escola? Através destas questões norteadoras buscamos refletir sobre algumas situações que perpassaram nossa conversa, nestas ações os alunos puderam usar do celular para responder as questões propostas. Ainda, em discussão sobre bullying e divergências que foram muito ressaltadas pelos alunos durante a conversa, buscamos através da criação de Qr codes abordar notícias e reportagens sobre situações parecidas já vivenciadas na região em jornais e sites da região, do mesmo modo os alunos puderam usar o celular para fazer a leitura dos Qr codes e que estes traziam as reportagens, usamos destas ferramentas para aproximar a leitura do aluno, notamos que com o celular o envolvimento dos estudantes com a proposta foi significativa, o usar o aparelho tecnológico atrai a atenção e facilita a mediação da proposta.

Publicado
21-08-2019
Seção
Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino