ESSE É MEU JEITO NINJA?:

UMA INTERPRETAÇÃO SOCIOLÓGICA DA ESCOLA NINJA NO MANGÁ NARUTO ATRAVÉS DA TEORIA DE REPRODUÇÃO SOCIAL DE PIERRE BOURDIEU

  • Camila De Paris Universidade Federal da Fronteira Sul Erechim
  • Gustavo Giora UFFS Erechim

Resumo

Essa pesquisa tem por objetivo interpretar a estrutura de organização e funcionamento da escola ninja apresentada no mangá Naruto como uma instituição social que tem por atribuição produzir o habitus social do estudante. Para isso, será utilizado o livro “A reprodução” do sociólogo Pierre Bourdieu. A metodologia utilizada foi a análise de discurso, onde foram utilizados 20 capítulos da primeira parte do mangá Naruto, que retrata o processo de socialização dos personagens em suas trajetórias como estudantes ninjas. A partir da análise foi verificado como a ação pedagógica empreendida pelos professores na escola é reprodutora das relações de poder. Toma-se um discurso dominante que é disseminado por meio da imposição e da ocultação, e violência simbólica que é imperceptível aos olhos dos agentes para a inculcação do habitus do guerreiro. Como resultados, observamos que a escola ninja é um espaço de reprodução de estruturas sociais, que reproduz e reforça as desigualdades sociais, dominada pelo habitus do guerreiro incorporando a estrutura social na forma de ser, perceber, pensar e agir dos seus personagens de tal forma que eles a reproduzem inconscientemente. Dessa maneira, compreendemos que a análise do mangá Naruto a partir dos conceitos de Pierre Bourdieu representa um exercício sociológico que permite usar de um objeto empírico para transformá-lo em um objeto de estudo sociológico, permitindo que o conhecimento científico ultrapassasse a barreira dos muros da academia possibilitando seu acesso, e sobretudo sua compreensão para a sociedade de um modo mais amplo.

Biografia do Autor

Camila De Paris, Universidade Federal da Fronteira Sul Erechim

Graduanda em Ciências Sociais da Universidade Federal da Fronteira Sul Erechim

Bolsista do PIBID Subprojeto Ciências Sociais

Publicado
09-09-2019
Seção
Campus Erechim - Projetos de Pesquisa