ESSE É MEU JEITO NINJA?:
UMA INTERPRETAÇÃO SOCIOLÓGICA DA ESCOLA NINJA NO MANGÁ NARUTO ATRAVÉS DA TEORIA DE REPRODUÇÃO SOCIAL DE PIERRE BOURDIEU
Resumo
Essa pesquisa tem por objetivo interpretar a estrutura de organização e funcionamento da escola ninja apresentada no mangá Naruto como uma instituição social que tem por atribuição produzir o habitus social do estudante. Para isso, será utilizado o livro “A reprodução” do sociólogo Pierre Bourdieu. A metodologia utilizada foi a análise de discurso, onde foram utilizados 20 capítulos da primeira parte do mangá Naruto, que retrata o processo de socialização dos personagens em suas trajetórias como estudantes ninjas. A partir da análise foi verificado como a ação pedagógica empreendida pelos professores na escola é reprodutora das relações de poder. Toma-se um discurso dominante que é disseminado por meio da imposição e da ocultação, e violência simbólica que é imperceptível aos olhos dos agentes para a inculcação do habitus do guerreiro. Como resultados, observamos que a escola ninja é um espaço de reprodução de estruturas sociais, que reproduz e reforça as desigualdades sociais, dominada pelo habitus do guerreiro incorporando a estrutura social na forma de ser, perceber, pensar e agir dos seus personagens de tal forma que eles a reproduzem inconscientemente. Dessa maneira, compreendemos que a análise do mangá Naruto a partir dos conceitos de Pierre Bourdieu representa um exercício sociológico que permite usar de um objeto empírico para transformá-lo em um objeto de estudo sociológico, permitindo que o conhecimento científico ultrapassasse a barreira dos muros da academia possibilitando seu acesso, e sobretudo sua compreensão para a sociedade de um modo mais amplo.
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.