O OLHAR DOS DOCENTES NO QUE SE REFERE À IMPLANTAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL, CAMPUS CHAPECÓ

  • Dyelle Hingrid Gonçalves Gontijo Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Graciela Soares Fonsêca Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

Com as mudanças no perfil epidemiológico no país, a crescente demanda por profissionais de saúde no território brasileiro, em especial médicos e o novo entendimento de uma formação acadêmica mais qualificada e preparada para atender às reais necessidades da população houve, no decorrer dos anos, mudanças na formação médica. Estas mudanças não ocorreram apenas no aumento de vagas de cursos de graduação em Medicina, mas também na forma como esse ensino é ofertado. Desde a década de 70, é possível visualizar tentativas de reformulação no ensino médico. A partir de 2013, com a promulgação da Lei do Programa Mais Médicos (PMM), ocorreu uma intensificação desse processo. No entanto, para isso, foram necessárias modificações na forma do ensino, com enfoque especial para a formulação de uma estrutura curricular na qual o aluno é partícipe ativo da construção do seu conhecimento. A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) foi uma das contempladas para a oportunização de novas vagas no curso médico, por meio do PMM. Desde então, tem se dedicado a promover uma implantação e implementação condizentes com as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para o curso de graduação em Medicina. Diante desse contexto, o trabalho objetiva analisar o processo de implantação do curso de medicina da UFFS, campus Chapecó. Será um estudo qualitativo, em que os participantes do estudo serão professores do curso de medicina da UFFS, campus Chapecó. A coleta de dados ocorrerá por meio de entrevistas individuais. Além disso, serão escritos diários no decorrer do processo a fim de compartilhar aspectos da construção do projeto pelas pesquisadoras. A análise de dados será realizada com base na Hermenêutica e Dialética. 

Publicado
26-09-2019
Seção
Campus Chapecó - Projetos de Pesquisa